Pela quinta vez este ano, escola de Niterói é invadida e furtada por bandidos

Professores e funcionários da escola, pais e alunos ficaram revoltados com mais uma ação dos criminosos na unidade municipal que funciona no Morro do Castro, em Niterói - Foto: Marcelo Feitosa

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Escola Municipal Governador Roberto Silveira, no bairro do Morro do Castro, em Niterói, foi algo de furto e vandalismo na madrugada desta quarta-feira (13). Esta seria a quinta ação do tipo apenas neste ano, o que causou revolta na população.

Funcionários da instituição e pais de alunos colaram cartazes em forma de protesto. Entre as frases escritas estão: "Indignação! Chega de violência!"; "A nossa escola pede paz!"; "Trabalhamos por esta comunidade. Queremos respeito!"; entre outras palavras de ordem.

Pai de um estudante de tem seis anos, Carlos Guto, que também preside uma associação de moradores da região, afirmou que seu filho ficou abalado com o que aconteceu na escola: "Sabe o que meu filho falou? Que não ia poder estudar e brincar com os amigos porque a escola está toda quebrada", relatou emocionado.

Carlos ainda destacou as condições ruins tanto para funcionários quanto para estudantes, pois as obras feitas anteriormente não teriam sido efetivas: "Profissionais não têm condições de trabalhar. É um absurdo isso que acontece, queremos obras decentes", concluiu.

Entre as reivindicações da comunidade, estão: um teto todo feito em alvenaria ao invés de forro, a fim de evitar novas invasões; câmeras de segurança; além de climatização nas salas de aula e obras que melhorem a infra-estrutura da instituição.

Segundo responsáveis por alunos, a invasão aconteceu pouco antes de 5h e os criminosos entraram pelo teto do refeitório, tirando os parafusos que prendem as telhas. Além de furtar alimentos, os bandidos ainda fritaram um ovo na cozinha da instituição.

Os invasores ainda utilizaram um extintor de incêndio para arrombar portas de salas da escola. Também foram furtados uma televisão, uma caixa de som e duas CPUs de computadores. Entre moradores, existe a suspeita de que os criminosos sejam pessoas que conhecem a rotina do colégio.

Quando a merendeira responsável por preparar o café da manhã dos alunos chegou, por volta de 5h30, os criminosos fugiram. Devido à destruição causada, as aulas foram suspensas por dois dias: "Final de ano, dois dias sem aula. É lamentável, ainda mais por esse motivo", reclamou a mãe de uma aluna.

O caso foi registrado pela 78ª DP (Fonseca), que está tentando identificar os criminosos. No entanto, o local não possui câmeras de segurança. Procurada, a Fundação Municipal de Educação de Niterói ainda não respondeu à solicitação. Assim que o fizer, esta matéria será atualizada.