MP e Polícia Civil realizam operação para prender traficantes de drogas

Gaeco/MP cumpre mandados de prisão - Foto: Divulgação

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPPRJ) e em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Superintendência de Inteligência e Coordenação do Norte e Noroeste, realiza nesta quinta-feira (21), em São Francisco de Itabapoana, a operação “Torniquete” para prender 10 integrantes de uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas no município. Além dos mandados de prisão, os agentes cumprem mandados de busca e apreensão nos endereços dos acusados e nas celas da Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, em Campos, onde cinco dos denunciados já se encontram presos. A ação também conta com o apoio da Polícia Militar.

De acordo com a denúncia, os integrantes da organização criminosa, de forma livre e consciente e em união de esforços entre si, guardaram, para fins de tráfico ilícito de drogas, mais de 8 kg de maconha e 1,1 kg de cocaína, entre outros materiais entorpecentes, tendo sido surpreendidos por agentes da Polícia Militar que recolheram o material. Na data da apreensão, os agentes públicos também apreenderam vasta quantidade de material destinado ao preparo da carga de entorpecentes, bem como um caderno com anotações referentes ao comércio do tráfico de drogas no local. Através do caderno foi possível constatar que os denunciados atuavam conjunta e organizadamente para a prática do crime de tráfico de drogas na região.

As drogas eram semanalmente distribuídas a todos os integrantes do grupo para que fossem alocadas nas respectivas “bocas de fumo”, onde seriam comercializadas. O produto da venda beneficiava toda a associação criminosa, uma vez que os lucros eram repartidos entre eles. Além da prática de tráfico de drogas nas localidades de Bom Jardim, Santa Clara, Estreito, Volta Redonda, Praça João Pessoa, Macuco e Centro, estão entre outros crimes praticados pelos integrantes do grupo a posse ilegal de armas de fogo e uma tentativa de homicídio em razão de disputa pelo tráfico de drogas local.

A prisão preventiva dos denunciados foi concedida pela Vara Única da Comarca de São Francisco de Itabapoana.