Escola de São Gonçalo é furtada três vezes em oito dias

Biblioteca da unidade foi arrombada e danificada - Foto: Foto enviada via Whatsapp OFlu

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Colégio Estadual Santos Dias, em Neves, São Gonçalo, foi atacado e furtado mais uma vez na última terça-feira (19). Este foi o terceiro caso em pouco mais de uma semana, deixando os estudantes sem aulas na unidade. Desta vez, a secretaria foi o alvo da ação dos criminosos, que levaram computadores, documentos e até um micro-ondas. Ferramentas de prestadores de serviço, orçadas no valor de R$ 2 mil, também foram levadas.

Nas outras invasões, criminosos quebraram canos deixando a unidade alagada, roubaram ventiladores e câmeras de segurança, além de furtarem botijões de gás. Grades e portões também foram danificados, assim como pertences da biblioteca. Ferramentas de funcionários que prestam serviços para a escola foram furtadas, valor equivalente a R$ 2 mil reais, segundo trabalhadores do local.

Este já é o terceiro kit de gás instalado na escola após furtos. A polícia já esteve na unidade, coletaram digitais, imagens de câmeras, mas ainda não encontraram suspeitos. Nas imagens das câmeras, três homens aparecem encapuzados.

A escola está localizada ao lado da Casa de Saúde Nossa Senhora das Neves, na Rua Marechal Floriano, que está abandonada desde 2016. Desde então, o local virou abrigo para usuários de drogas, que depredaram a clínica e furtaram pertences do local.

Responsáveis pela escola e por alunos acreditam que os usuários de drogas podem estar aproveitando a proximidade da unidade desativada com o colégio, divididos apenas por um muro. Todo o prédio da antiga clínica já foi depredado e, segundo testemunhas, agora estão sendo levadas as telhas.

Ex-alunos e responsáveis de alunos lamentaram os casos e repudiaram a ação dos criminosos e a inércia das autoridades. Uma mãe, que preferiu não se identificar, chegou a relatar que está com medo de enviar a filha para a escola.

“Minha filha estuda no Santos Dias, todos os dias fico muito preocupada, pedindo a Deus um livramento para ela e todos os alunos. Com medo de que algo pior aconteça. Autoridades precisam tomar uma providência urgente, pois não vemos muito policiamento pela região”, exigiu, ressaltando que o ensino é de qualidade na escola.

Os últimos casos não foram ações isoladas. Desde 2017, há denúncias de ataques à unidade. Em agosto daquele ano, o refeitório foi arrombado e cerca de 40 quilos de carne foram roubados, além de panelas e outros utensílios. Uma escada foi usada para que criminosos pulassem o muro e acessassem as dependências. Na época, relatos davam conta de que a Polícia Militar chegou a fazer uma ação para retirada dos invasores, que voltaram para a unidade.

A 73ª DP (Neves) investiga o caso. Não há informações sobre o andamento da investigação.

Resposta da PM

Procurada sobre o policiamento na região, a PM não respondeu sobre o caso da escola, limitando-se a ressaltar a queda nos crimes em São Gonçalo. Em nota, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar afirmou que, desde o início deste ano, o comando da corporação tem intensificado o policiamento ostensivo em todo o estado do Rio de Janeiro visando, dentre outras estratégias, o combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e às diversas modalidades de roubo que apresentaram maior incidência.

"As estratégias de atuação são baseadas nas análises das manchas criminais locais e em informações colhidas pelos setores de Inteligência das unidades. No município de São Gonçalo (7º BPM), são empregadas parte das mais de 2.300 viaturas adquiridas pela corporação recentemente, dentre elas motocicletas adequadas ao serviço urbano. A convocação e formação de novos policiais (somente o 7º BPM recebeu mais de 100 destes novos militares) também contribuiu com o aumento do efetivo nas ruas da região, intensificado ainda pelos policiais atuantes através do Regime Adicional de Serviço (RAS)", diz a nota.

Ainda de acordo com a PM, de janeiro a setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2018, houve redução em alguns índices de criminalidade importantes no município, como no roubo a transeuntes (-11.2), no roubo de veículos (-21.5%), no roubo de cargas (-20.7%), no roubo a estabelecimentos comerciais (-32%), além de uma diminuição de 37 casos nos roubos a residências, no que representa uma queda no total de roubos de -12.5%.

"Ressaltamos como de fundamental importância a colaboração da população com o registro de ocorrências em delegacias para a transmissão de informações que possam conduzir as autoridades aos trâmites investigativos necessários para a prisão de criminosos que atuem em toda a região. Nossa Central 190 e o Disque Denúncia (2253-1177) seguem à disposição dos cidadãos em tempo integral", encerra a nota.

Com Karen Rodrigues