Filhos de Flordelis são conduzidos à DH

Flávio dos Santos e o ex-PM chegam à DH. Lucas e o outro ex-companheiro de cela chegaram momentos antes - Foto: Marcelo Feitosa

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os irmãos Lucas Cézar dos Santos de Souza, filho adotivo da deputada Flordelis (PSD-RJ) e do pastor Anderson do Carmo, e Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico da parlamentar, foram conduzidos à sede da Delegacia de Homicídios (DH) de Niterói, nesta terça-feira (17). Ambos irão prestar depoimento sobre a suspeita de fraude em uma carta supostamente escrita por Lucas divulgada por Flordelis no programa Fantástico, da TV Globo.

Também estará em pauta uma ligação recebida pela parlamentar, onde ela teria sofrido uma suposta tentativa de extorsão, que foi divulgada na mesma ocasião. Segundo a DH, são dois procedimentos distintos mas que vieram a público na mesma época. 

Também serão ouvidos um ex-policial militar, que era companheiro de cela de Lucas na Penitenciária Bandeira Stampa (Bangu 9) e um outro ex-companheiro de cela dos irmãos. Anteriormente, a esposa do ex-policial também prestou depoimento na sede da especializada. De acordo com investigação da Polícia Civil, o detento teria sido o responsável por pegar a carta com Lucas, entregar à mulher que, por sua vez, a repassou para Flordelis.

Na correspondência, Lucas supostamente teria afirmado que seu irmão, Flávio, não teve responsabilidade pela morte do pastor Anderson e colocaria outro irmão, o vereador de São Gonçalo Wagner Pimenta (MDB), conhecido como Misael da Flordelis, como mentor do crime. A DH jamais confirmou a veracidade da versão.

Após a divulgação do material no programa televisivo, passou a ser investigado se Flávio estaria coagindo Lucas a mudar a versão de seu depoimento, prestado na época da prisão de ambos, dias após o assassinato do líder religioso. Diante do fato, a juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, determinou que Lucas fosse transferido para a Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino (Bangu 1). Cabe ressaltar que, antes da transferência, os irmãos estavam presos na mesma cela em Bangu 9.

Atualmente, Flávio está na penitenciária Bangu 8 enquanto Lucas foi transferido à uma unidade prisional em São Gonçalo, na Região Metropolitana.