Pronunciamento marca troca de comando na DH de Niterói

Delegados Barbara Lomba e Allan Duarte se abraçam durante a "passagem de bastão" na Delegacia de Homicídios de Niterói - Foto: Marcelo Feitosa

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

“Não deixe ninguém limitar o trabalho de vocês. E se alguém tentar limitar, saia de cabeça erguida, como eu estou aqui": foi com esta frase enigmática, destinada à sua equipe, que a delegada Bárbara Lomba encerrou seu discurso de despedida da Delegacia de Homicídios (DH) de Niterói, onde trabalhou como titular por cerca de dois anos.

À frente da DH, Lomba investigou diversos casos de repercussão nacional, entre eles um grupo miliciano que atua em Maricá; a morte de um adolescente na comunidade da Grota, em Niterói; e o assassinato do pastor Anderson do Carmo. Nesta semana, a esposa de um senador foi intimada a prestar esclarecimentos sobre a morte do líder religioso.

Os delegados Allan Duarte e Bárbara Lomba fizeram um pronunciamento, na manhã desta sexta-feira (21) para marcar a transferência da titularidade da especializada de Niterói. Lacerda assume o posto no lugar de Lomba, que deixa a DH de Niterói, para assumir a 11ª DP (Rocinha).

Ambos discursaram à imprensa e policiais presentes no auditório da especializada, no Centro de Niterói. “Saio com a consciência tranquila e há muito tempo não durmo bem como durmo esta noite. Estou feliz com tudo que eu e minha equipe fizemos por aqui", disse Lomba.

Em seguida, foi a vez do novo titular assumir a palavra. Allan Duarte, que até então era titular da 127ª DP (Búzios), falou sobre o desafio de retornar à delegacia na qual ele trabalhou até o começo de 2019, quando acumulava a função de delegado-auxiliar. Ele assume a nova função com efeito imediato.

"Eu estou muito feliz em estar retornando à essa casa. Nem nos meus maiores sonhos imaginava estar retornando em tão pouco tempo. A tarefa é difícil mas é segura, com os policiais que temos aqui", afirmou Duarte.

O clima era de emoção e confraternização e despedida entre os presentes durante o evento, que teve início por volta de 11h e se estendeu até o meio-dia. Cabe lembrar que policiais da equipe de ambos os delegados os acompanharão nas mudanças. Embora a presença de repórteres tenha sido autorizada, tanto Lomba quanto Lacerda não concederam entrevistas após os discursos.