Preso casal suspeito de tráfico internacional de surdos-mudos

Delegacia Especial de Atendimento ao Turista prende um casal de Venezuelanos suspeito de tráfico internacional de pessoas surdas-mudas - Foto: Reprodução / Google

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (DEAT) prendeu na manhã desta quinta-feira (13) um casal de Venezuelanos suspeito de tráfico internacional de pessoas surdas-mudas. O casal foi preso na casa onde morava no Grajaú durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão feito pela especializada. Foram apreendidos no local passaportes, documentos e cartões dos estrangeiros vítimas e centenas de folhetos que eram distribuídos pelos surdos-mudos nas ruas.

De acordo com as investigações da DEAT o esquema consistia em trazer surdos-mudos venezuelanos daquele país para o Brasil com promessa de emprego e ganhos financeiros. Ao chegarem ao Rio de Janeiro os surdos-mudos eram obrigados a esmolar nas ruas para pagar suas despesas de viagem e estadia no Rio de Janeiro. Eles eram mantidos na casa em situação análoga à escravidão. Há a estimativa que o casal conseguia arrecadar cerca de R$ 500 por dia durante semana e até R$ 200 por dia nos finais de semana.