Megaoperação para transferência de presos em Niterói

Por Vítor d'Ávila

Cerca de 300 presos estão sendo retirados do Complexo Penal Edgard Costa para serem transferidos para Bangu

Uma megaoperação para transferência de presos acontece, na manhã desta sexta-feira (7), em penitenciárias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O trânsito precisou ser desviado, no Centro de Niterói, para a ação.

Cerca de 1.500 internos foram sendo movimentados entre as seguintes unidades prisionais do Estado: Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro, Instituto Penal Edgard Costa, Penitenciária Industrial Esmeraldino Bandeira, Instituto Penal Santo Expedito e Instituto Penal Oscar Stevenson, localizadas no Rio e em Niterói. Eles serão transferidos para unidades prisionais no Complexo Penal de Gericinó, em Bangu, Zona Norte do Rio de Janeiro.

A operação, que tem o apoio da Polícia Civil, conta com cerca de 300 inspetores penitenciários, envolvendo servidores da Subsecretaria de Gestão Operacional, do Serviço de Operações Especiais (SOE), das Coordenações de área, da Corregedoria e Superintendência de Inteligência (Sispen).

A Rua São João Precisou ser interditada, no trecho entre a Avenida Marquês do Paraná e a Rua Consul Francisco Cruz. A operação foi coordenada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Agentes da NitTrans estão no local orientando o trânsito. O fluxo de veículos na Avenida Marquês do Paraná é intenso por conta da movimentação.

A ação começou por volta de 6h, ainda no final da madrugada. À medida que os detentos que estavam em Niterói estão sendo levados para Bangu, presos que estavam lá fazem o caminho oposto.

A Seap esclarece que transferências de internos entre unidades são decisões administrativas que não são realizadas em caráter punitivo e visam proporcionar melhores condições de atendimento aos apenados do sistema prisional fluminense. A operação terminou às 9h50, quando o trânsito foi liberado na Rua São João.