Caso Flordelis: interrogatório de acusado é adiado

Por Vítor d'Avila

Flávio dos Santos Rodrigues participaria de audiência nesta quinta-feira (19)

A audiência para interrogatório de Flávio dos Santos Rodrigues, que seria realizada nesta quinta-feira (19), foi adiada. A informação foi confirmada pelos advogados de defesa do réu, que apontaram a pandemia do coronavírus como um dos motivos pelos quais defendiam a não-realização do procedimento.

A juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, titular da 3ª Vara Criminal de Niterói e responsável pelo caso, chegou a solicitar a realização da audiência por videoconferência, sem que o réu precisasse se deslocar da unidade prisional para o Fórum de Niterói. No entanto, o pedido não foi aceito pelo Tribunal de Justiça.

Segundo o TJ, a justificativa para a recusa é o tempo curto entre a data do pedido, feito na quarta-feira (18), e o dia da audiência, o que causou a "a impossibilidade de requisição do réu". De acordo com o órgão, a solicitação deveria ter sido feita com sete dias de antecedência.

Os advogados de defesa, Maurício Mayr e Anderson Rollemberg, afirmaram que o novo interrogatório ainda não tem data para acontecer. Eles se manifestaram contra a realização da audiência, mesmo que por videoconferência, nesta quinta, sob alegação de que ambos estão no considerado grupo de risco para o coronavírus, devido a problemas de saúde.

Eles alegam que precisariam estar presentes no fórum e na unidade prisional, acompanhando o cliente, deixando o isolamento social, medida recomentada pelas autoridades de saúde para evitar o contágio.

Flávio é filho biológico da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) e acusado de homicídio qualificado contra seu padrasto, o pastor Anderson do Carmo, no dia 16 de junho de 2019. Seu irmão adotivo, Lucas Cézar dos Santos de Souza também responde pelo crime. Ambos estão presos desde então.