Polícia Militar forma 426 novos soldados

PL é discutdo nesta quarta-feira (5) - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro forma nesta quinta-feira (18/06) 426 novos soldados. Para atender as restrições impostas pelas autoridades sanitárias durante o presente período de pandemia da Covid-19, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP 31 Voluntários) realizará oito cerimônias de formatura, com o efetivo de formandos divididos em pelotões.

Ao longo do dia, entre 8 e 16h, com intervalos de uma hora, os integrantes de cada pelotão participarão do rito de formação. Em consonância com as orientações específicas desse período – como distanciamento físico, uso de mascaras e higienização com álcool em gel – os formandos prestarão o compromisso solene, sob forma de juramento, perante a bandeira nacional.

A cerimônia não contará com a presença de familiares, que tradicionalmente comparecem em grande número, bem como de autoridades, imprensa e quaisquer outros convidados.

O comandante do CFAP, Coronel Marcelo Teixeira, lembra que a formação dos novos 426 soldados é resultado de um esforço conjunto de todo efetivo do CFAP e de instrutores. Isso porque no início da pandemia e a consequente suspensão das atividades pedagógicas, ainda havia um número significativo de demandas curriculares e pedagógicas a serem cumpridas até a conclusão do curso de soldados dos integrantes da 2ª Companhia, que se formam nesta quinta-feira.

"Com a prorrogação do isolamento (ainda em vigor), entendemos a necessidade de estabelecer estratégias capazes de retomar a formação. Trabalhamos muito para que, ainda que com todas as dificuldades, pudéssemos entregar à sociedade do nosso estado, no momento que ela mais precisa, profissionais formados e habilitados para a nobre missão policial militar", explica o Coronel Marcelo Teixeira.

Os novos soldados fazem parte de uma turma de 480 alunos. Os 54 demais integrantes ainda possuem pendências pedagógicas e curriculares a cumprir.

Além dos integrantes da 2ª Companhia que conseguiram concluir o curso, o CFAP 31 Voluntários está formando outros 1.500 alunos, divididos em três companhias, que foram sendo incorporados em períodos distintos ao longo do ano passado.