Servidor é preso por desvio de ao menos R$ 200 mil dos cofres públicos

Policiais civis encontraram o acusado no município de Itaboraí - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Agentes da 107ª DP (Paraíba do Sul) prenderam, nesta quinta-feira (25), um servidor público municipal suspeito de praticar os crimes de peculato, corrupção passiva e excesso de exação. A prisão foi realizada no bairro Palhas, em Paraíba do Sul.

De acordo com os agentes, o preso trabalha no setor de arrecadação de tributos, principalmente de ITBI (Impostos de Transmissão de Bens Imóveis). Ele ligava para os contribuintes pedindo seus dados bancários e dizia que iria realizar o pagamento. Contudo, de maneira fraudulenta, fazia com que essas contribuições não mais existissem no sistema e ficava com o valor.

As diligências apontaram que o servidor desviou ao menos R$ 200 mil dos cofres públicos. Até o momento, pela apuração, ele agiu sem conhecimento dos demais agentes públicos, contrariando todos os protocolos estabelecidos pelo executivo local. Por outro lado, há suspeita de que ele tenha atuado em conluio com corretores, com alguns contribuintes e outros agentes privados, de maneira que investigadores também estão apurando a eventual prática dos crimes de associação criminosa e corrupção ativa.

Foi apurada também a crescente e rápida evolução patrimonial do servidor, que não era condizente com seu salário mensal. Ele foi afastado de suas atribuições no dia seguinte à denúncia dos fatos. Além da prisão preventiva, um mandado de busca e apreensão também foi cumprido em seu desfavor.