Polícia realiza operação contra despejo irregular nas lagoas da Barra da Tijuca

Polícia realiza operação contra despejo irregular nas lagoas da Barra da Tijuca - Foto: Divulgação

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realiza nesta sexta-feira (11) uma operação contra atividade poluidora no sistema lagunar da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A ação é integrada com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), a Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Sicca) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O objetivo é reprimir crimes ambientais na região e adjacências, mais especificamente sobre poluição mediante despejo de efluentes no corpo hídrico sem nenhum tratamento. Essas ações de fiscalização em diversos alvos ainda estão em andamento.

Em uma ação paralela dos agentes da DPMA na região da operação, um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, durante um cumprimento de mandado de busca e apreensão. Ele é suspeito de integrar uma organização criminosa apontada como responsável pela exploração imobiliária na Ilha da Gigoia, na Barra da Tijuca, que promove a construção clandestina de prédios e causa degradação ambiental. Com ele, foram apreendidas armas de fogos, faca, toucas ninjas, telefones celulares e diversas anotações, que serão analisadas pela equipe policial.