DH vai ao Heat para investigar morte de diretor

DH, heat - Foto: Marcelo Feitosa

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Investigadores da Delegacia de Homicídios (DH) de Niterói estiveram, na manhã desta segunda-feira (5) no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat). Os agentes apuram o assassinato de José Dídimo do Espírito Santo Costa, de 59 anos, policial federal reformado e diretor-executivo da unidade de saúde.

Os policiais, também nesta manhã, retornaram ao local onde José foi morto, na Rodovia RJ-104, altura do Caramujo, Zona Norte de Niterói. O crime aconteceu na noite de domingo (4).

A diligência teve como objetivo localizar imagens de câmeras de segurança e possíveis testemunhas e informações que ajudem a elucidar o crime. A equipe esteve nos locais por volta de 10h30.

Dados preliminares da investigação afirmam que o José não estava vindo do Heat quando foi morto. A polícia apura qual era a trajetória dele. O que se sabe é que ele estava indo para casa, no bairro de Santa Rosa, em Niterói.

A polícia apura se de fato foi latrocínio, já que a arma do policial foi levada pelos bandidos, ou se o diretor era o alvo dos criminosos. A hipótese de execução não foi descartada.

A equipe da DH também está em busca de imagens de câmeras de monitoramento na região. Foram solicitadas filmagens de equipamentos de empresas que ficam às margens da rodovia. O objetivo é entender se ele poderia já estar sendo seguido e tentar descobrir para onde os bandidos fugiram.

Segundo a investigação, ele estava sozinho no carro. Esposa e filha de José estiveram, na manhã desta segunda, no Instituto Médico Legal (IML) de Niterói, no bairro do Barreto, para os trâmites de liberação do corpo. Elas não deram entrevistas.

Crime

A vítima foi baleada ao trocar tiros com criminosos. Ele estava em seu carro quando foi interceptado pelos bandidos, em outro veículo, modelo Volkswagen Voyage.

De acordo com informações apuradas pela Polícia Civil, quatro criminosos saíram do veículo e tentaram abordar o policial. José teria saído de seu carro pela porta do carona, sacado sua arma e começado a atirar contra os criminosos.

O bando reagiu e disparou contra o policial, que teria esquecido de acionar o freio de mão de seu carro, o que fez com que o automóvel fosse aos poucos para trás. Nesse momento, um dos bandidos aproveitou para contornar por trás do carro e atirou contra José.

De acordo com a PF, o servidor ingressou na corporação no ano de 1990 e se aposentou em 2012, tendo como última lotação a Delegacia de Polícia Federal em Niterói. As circunstâncias do ocorrido estão sendo devidamente apuradas.

A Polícia Federal ainda expressou expressa suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos enlutados. O sepultamento acontecerá nesta segunda-feira, às 15h, na Confraria Nossa Senhora da Conceição, no Barreto, Zona Norte de Niterói.

Polícia procura suspeitos

O Portal dos Procurados divulgou, nesta segunda-feira, cartaz para ajudar a Delegacia de Homicídios (DH) de Niterói com informações que levem à identificação e prisão dos envolvidos na morte do policial federal reformado José Dídimo do Espírito Santo Costa.

Quem tiver informações que levem à localização dos suspeitos, pode denunciar através do WhatsApp (21) 98849-6099; pelas redes sociais do Disque Denúncia; ou através dos telefones (21) 2253-1177 e 0300-253-1177.