Polícia Civil faz ação contra extorsão de comerciantes em Madureira

Polícia cumpre mandados contra maior organização criminosa do Rio - Foto: Divulgação / Governo do Estado

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) do Rio de Janeiro, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), realizou, na manhã desta terça-feira (6), a "Operação Brutus". Dois criminosos foram presos em flagrante e 12 toneladas de material pirata, armas e munições apreendidos. Foram cumpridos 46 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão. A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que ameaçava, coagia e extorquia ambulantes e comerciantes em Madureira, na Zona Norte.

Durante a operação também foram recolhidas 20 fardas militares, carregadores de pistola e fuzil, oito rádios comunicadores e 13 coletes balísticos. A quadrilha é composta por milicianos, traficantes e funcionários públicos municipais. As investigações apontam que os criminosos são suspeitos de movimentar de R$ 60 mil a R$ 90 mil por semana com cobranças irregulares, além de envolvimento em homicídios.

Segundo os agentes da especializada, nos últimos dois anos, nove pessoas foram mortas porque não pagaram a propina exigida ou por briga entre facções rivais. Além disso, o bando está sendo investigado por formação de quadrilha, organização criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro.