PRF lança programa voltado para a saúde mental do policial

Através do Projeto "Vida PRF", a instituição busca assegurar a saúde mental e garantir a melhoria da qualidade de vida do efetivo policial - Foto: Divulgação

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), lançou, na quarta-feira (7), o Projeto Estratégico "Vida PRF", que tem o objetivo de oferecer aos efetivo policial, atendimento e orientação em saúde mental. O evento ocorreu no auditório da sede nacional da PRF, em Brasília, e contou com a presença da Secretária Nacional de Proteção Global, Mariana Neris, dos deputados federais, Major Fabiana, Hugo Leal, Carla Zambeli e Nicoletti, além do anfitrião, o Diretor-Geral da PRF, Inspetor Silvinei Vasques.

Durante o evento foi assinado o termo de compromisso de descentralização de recursos para o Projeto que tem o apoio da deputada Major Fabiana e o investimento da Secretaria Nacional de Proteção Global, órgão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Com isso, a PRF pretende diminuir os afastamentos por doença mental, tanto em quantidade, quanto em tempo, e prevenir por completo os casos de suicídio. A major Fabiana também é a idealizadora do “Pra Viver”, programa que dá apoio não só aos policiais que sofreram algum tipo de dano no exercício da profissão, como também às suas famílias.

Preocupada com a quantidade de afastamentos de policiais em razão de doenças psicológicas, a PRF busca, através do "Vida PRF", criar uma estrutura focada em saúde mental para atender todo o efetivo policial e, dessa forma, garantir uma qualidade de vida adequada aos profissionais. O atendimento será realizado por meio de uma triagem psicológica, feita uma vez ao ano.