PSL racha com governo de Witzel no Rio

O lançamento do diretório do PSL de Cabo Frio, em agosto, contou com a presença de Márcio Pacheco, líder do governo Witzel na Alerj - Foto: Douglas Macedo

Alberto Brizola
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Partido Social Liberal (PSL) não faz mais parte da base do governador Wilson Witzel (PSC), no Estado do Rio. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (16), após reunião entre a bancada de deputados estaduais do partido na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Deputados vão analisar as contas de Witzel

Segundo nota divulgada pelo deputado estadual Dr. Serginho, líder da bancada do PSL na Casa Legislativa, a legenda está seguindo uma orientação do presidente do diretório no Estado do Rio, senador Flávio Bolsonaro.

"A bancada do PSL na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por orientação do senador Flávio Bolsonaro, presidente estadual do PSL-RJ, não está na base do governo na Alerj a partir desta segunda-feira (16/09), por discordar de posicionamentos políticos do governador. Os 12 deputados do partido reiteram o compromisso com o Estado do Rio de Janeiro", diz a íntegra da nota.

O estopim da mudança do PSL de Bolsonaro no Rio é apontado por uma declaração, em entrevista a jornalista Andréa Sadi, veiculada na última quarta-feira (11), na qual Witzel afirmou que foi eleito por sua história. Ele negou, na oportunidade, que o apoio de Bolsonaro contribuiu para seu sucesso nas urnas.

A O FLUMINENSE, o deputado federal Carlos Jordy (PSL), vice-líder de Bolsonaro na Câmara dos Deputados, em Brasília, e uma das lideranças do PSL no Rio afirmou que, apesar de possuir pontos em comum, a conduta de Witzel levou ao que ele classificou como "triste desfecho".

"É triste pois, em muitas questões, o governador tem alinhamento com nossas pautas. Mas ele tem sido muito crítico ao Governo Federal, de forma pejorativa. Uma série de declarações demonstrando ser contrário ao governo (Bolsonaro) e afirmando que quer ser presidente resultaram na saída do PSL do governo (Witzel). Acredito que a gota d'água foi a mais recente declaração, reafirmando que quer ser presidente e dizendo que foi eleito não pelo apoio de Bolsonaro, mas sim por seus próprios méritos", afirmou Jordy.

Ainda não há definição sobre o futuro de nomes do PSL que ocupam secretarias do Governo do Rio. Hoje, Leonardo Rodrigues, segundo suplente de Flávio Bolsonaro no Senado, ocupa o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia, e Major Fabiana, deputada federal do PSL, que também é casada com o deputado estadual copartidário Felippe Poubel, é titular da recém criada pasta de Vitimização e Amparo à Pessoa com Deficiência. 

Além dos secretários, o deputado estadual Alexandre Knoploch (PSL), também exerce o posto de vice-líder do governo na Alerj.

A reportagem procurou o Governo do Rio mas, por meio da assessoria de imprensa do Palácio Guanabara, foi informada de que o Executivo não comentará o assunto.

CPI da Alerj divulga relatório

Foi apresentado na tarde desta segunda (16), o relatório preliminar elaborado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura origens e consequências da Crise Fiscal do Estado. A CPI, presidida pelo deputado estadual Luiz Paulo (PSDB), identificou ineficiência do Governo do Estado para a cobrança da Divida Ativa, em torno de R$ 106,6 bilhões, além da concessão de benefícios fiscais, inclusive para empresas já devedoras. O relatório final será apresentado no próximo dia 30 de setembro. Na matéria preliminar são 58 recomendações para que o Estado aumente a arrecadação, entre elas a regulamentação de negócios e celebração de acordos com grandes devedores; criação de campanhas para parcelamento das dívidas com o Estado; alteração da lei Kandir - que regula cobrança de ICMS, entre outros.

Alerj vai ao Médio Paraíba

A Região do Médio Paraíba do Rio tem três desafios para voltar a crescer: rever a Lei Rosinha 4.533/05, que beneficia apenas alguns municípios da região e, consequentemente, desfavorece outros, ampliar a melhorar o acesso ao Porto de Sepetiba e aumentar a qualificação de mão de obra para o polo metal-mecânico. Esta é a conclusão da primeira, de uma série de audiência públicas, que a Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Alerj, presidida por Renan Ferreirinha (PSB), está fazendo nas macro-regiões do estado. O encontro aconteceu na Câmara de Barra Mansa.

Brizola nas telonas

Até a próxima quarta (12), salas de cinema no Brasil apresentam o filme "Legalidade", que narra a Campanha da Legalidade, capitaneada por Leonel Brizola. O filme se passa em 61, quando Brizola liderou o movimento para garantir a posse do vice-presidente João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros.

Licitação para o Museu do Amanhã

Marcelo Crivella (PRB), prefeito do Rio, anunciou, nesta segunda (16), em cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, a licitação para a nova gestão do Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá. Segundo o edital, que será publicado nesta terça (17) no Diário Oficial do Município, a Prefeitura deixa de ter o compromisso de fazer aportes anuais para a instituição. Também será cobrado da empresa vencedora do certame uma outorga de R$ 1.461.700.

Festival de Cinema em São Gonçalo

O Coletivo Ponte Cultural divulgou, nesta segunda-feira (16), a lista de filmes selecionados para exibição na 4ª Edição do Cine Tamoio - Festival de Cinema de São Gonçalo. A programação apresentará ao público 99 produções, de todo o Brasil e da cidade de Lisboa, em Portugal. O evento acontece no Sesc São Gonçalo, entre os dias 21 e 28 de setembro, com entrada gratuita.

Maricá ganha em simplificação

A Prefeitura de Maricá disponibilizou, nesta segunda (16), a nova página online do Importo de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) (http://itbionline.marica.rj.gov.br/). O domínio permite a emissão da guia para pagamento do tributo em até dois dias úteis. Para isto, basta que sejam encaminhados através de página todos os documentos necessários. A iniciativa foi apresentada na sede dos Serviços Integrados Municipal (SIM), no Centro, com representantes do setor imobiliário. "Queremos lançar para a sociedade algo que ajude no atendimento, sem a necessidade do contribuinte se deslocar ao SIM para abertura de uma nova solicitação", destacou Leonardo Alves, secretário de Planejamento.

PRA VOCÊ PENSAR

"Você começa a parar de se explicar quando percebe que as pessoas apenas compreendem as coisas a partir do nível de percepção delas".

Jim Carrey