Fôlego jovem na política de São Gonçalo

Por Lucas Schuenck

Deputado estadual gonçalense Renan Ferreirinha (PSB), de 25 anos, é pré-candidato a prefeito

O deputado estadual gonçalense Renan Ferreirinha (PSB), de 25 anos, foi oficializado, em reunião do diretório municipal de seu partido, na última semana, como pré-candidato a prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Caso vença o pleito do próximo ano, o parlamentar, que cumpre seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) será o prefeito eleito mais jovem da história de São Gonçalo, com 26 anos, superando Geremias Fontes, ex-prefeito que venceu as eleições de 1958, com 28 anos.

Cauteloso, Ferreirinha afirma que, apesar de ter ficado feliz com sua indicação, continuará focando seus esforços no âmbito Legislativo, pelo menos por enquanto.

"Muitas pessoas têm me pedido para ser candidato a prefeito de São Gonçalo. Fico feliz, tenho pensado muito. Contudo, continuo focado em ajudar a Alerj a ser mais transparente, eficiente e próxima da população", declara.

Para a missão de vencer a disputa pelo Executivo municipal, Ferreirinha contará com o apoio de outra jovem liderança política de São Gonçalo, que também pretende ter seu nome nas urnas em 2020. Amigo de longa data de Ferreirinha e conhecido por iniciativas culturais e audiovisuais no município, Romário Régis, de 30 anos, apesar de ter bastante repercussão nas mídias digitais, acredita que a mudança necessária para São Gonçalo não virá das redes sociais.

"Sou pré-candidato a vereador pois estudei muito sobre gestão pública, sobre poder legislativo e acredito que tenho contribuições que não estão representadas na política gonçalense. Não vamos mudar a cidade pelo Facebook. Vamos mudar a cidade melhorando a qualidade da política local. Renan como pré-candidato a prefeito e eu como pré-candidato a vereador vamos abrir um debate importante que é 'qual projeto de cidade nós queremos'", afirma Régis.

Perfil

Ferreirinha é formado em Economia e Ciência Política em Harvard, nos Estados Unidos da América, com bolsa integral por necessidade financeira. Tem como principal bandeira a educação e teve sua vida transformada por ela. Foi aluno do Colégio Militar do Rio, onde concluiu o Ensino Médio e o Fundamental - em 2012, foi Coronel Aluno.

Em sua primeira eleição, em 2018, foi eleito deputado estadual com 24.854 votos. Aos 26 anos, Ferreirinha é o parlamentar mais jovem da Alerj na legislatura 2019-2022. Em Harvard, Ferreirinha foi presidente da associação brasileira da universidade e teve como orientador o filósofo político Michael Sandel.

Após se formar, em 2017, voltou ao Brasil e deu continuidade ao seu trabalho como empreendedor e ativista pela educação. É co-fundador do movimento Mapa Educação, que tem como objetivo lutar por uma educação de qualidade para todos os brasileiros através do protagonismo jovem; e do Acredito, movimento político independente e suprapartidário que trabalha pela renovação de princípios, práticas e pessoas na política brasileira. 

Ferreirinha também é sócio-efetivo do Todos pela Educação e faz parte dos programas de lideranças da Fundação Estudar, Fundação Lehmann, Renova BR e da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).

  • Tags: