Bolsonaristas conseguem revogar suspensões do PSL

O deputado federal Carlos Jordy (PSL) - Foto: Divulgação

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os 18 deputados da ala bolsonarista do Partido Social Liberal (PSL) que estavam suspensos pelo próprio partido de todas as atividades partidárias conseguiram na Justiça, nesta quarta-feira (11), a revogação da determinação. A resolução foi do juíz Giordano Resende Costa, da 4ª Vara Cível de Brasília.

LEIA: Joice Hasselmann é a nova líder do PSL na Câmara.

O deputado Carlos Jordy (PSL), vice-líder de Bolsonaro na Câmara dos Deputados, comemorou a decisão.

"É com muita satisfação que comunico que ingressamos na Justiça contra as punições do PSL e acabamos de conseguir a antecipação de tutela, as suspensões estão canceladas", declarou.

A suspensão dos políticos havia sido determinada pelo diretório nacional do PSL, após racha entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do partido, Luciano Bivar. Entre as maiores punições aplicadas aos políticos, estavam as dos parlamentares Eduardo Bolsonaro, Bibo Nunes, Alê Silva e Daniel Silveira, que receberam 12 meses de suspensão. Caso a suspensão se mantivesse, os deputados perderiam as funções de liderança e vice-liderança e não poderiam participar de comissões da Casa Legislativa.

Nova presidente - Com os deputados suspensos, Eduardo Bolsonaro, então líder do partido na Casa Legislativa, havia perdido seu posto. Nesta quarta, pela manhã, parlamentares do PSL entregaram uma lista com 22 assinaturas que oficializaram a deputada Joice Hasselmann, recém desafeto público da família do presidente e de deputados da ala bolsonarista, como líder do partido. 

 

A indicação foi tomada após as suspensões serem reconhecidas por Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados.