Asma: qualquer criança pode ter?

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Diferente da bronquiolite que é uma doença aguda, a asma é uma doença crônica caracterizada pela inflamação e não por infecção como a bronquiolite. É uma doença que gera impacto social e econômico considerável, com perdas escolares, absenteísmo dos pais ao trabalho, uso crônico e regular de medicamentos, etc

Trata-se de uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que afeta tanto adulto como crianças, sendo considerado um problema mundial de saúde. No Brasil a estimativa é de 20 milhões de asmáticos.

Na criança, a asma encontra-se relacionada a fatores genético e ambientais. Se um dos pais tem ou teve asma na infância, há grande chance de seu filho também manifestar a doença. Alguns fatores são desencadeantes de crise na criança tais como mudança brusca de temperatura, aumento da umidade do ar ou ar muito seco, infecções virais, poeira domiciliar (pela presença de ácaros), brinquedos de peluça, contato com animais de pelos ou penas, baratas, exposição à fumaça de cigarro, mofo, cheiros fortes (perfumes, cremes, produtos de limpeza, cheiro de tinta, esmalte, gasolina). Assim, é essencial no tratamento da doença conhecer os fatores que desencadeiam a crise na criança e desta forma, tentar evitá-los, para conseguir juntamente com os medicamentos, o controle e a estabilização da doença, que não tem cura.

Da mesma forma que na bronquiolite, os brônquios inflamados ficam com as paredes inchadas, contem secreção espessa e clara no seu interior, reduzindo assim o seu calibre e consequentemente diminuindo o fluxo de ar para os pulmões, prejudicando a troca gasosa. Para manter a oxigenação do organismo, os músculos respiratórios entram em ação, a respiração torna-se mais rápida e dificultosa, surge a tosse que no início da crise é seca mas logo torna-se produtiva, com catarro. A criança menor não sabe escarrar e frequentemente a secreção espessa que não consegue sair com a tosse, causa vômitos ao tentar ser eliminada. Outro fator importante na asma é a participação da musculatura lisa do próprio brônquio que ao se contrair, diminui mais ainda a luz do brônquio, surgindo um ruído chamado sibilo ou chiado no peito. Como dito acima, os vírus podem ser desencadeantes da crise e, a criança pode apresentar no início da crise de asma, picos febris devido ao vírus, entrando a seguir em crise tosse e chiado. É relativamente comum nestes casos confundir o diagnóstico como pneumonia e não como crise asmática desencadeada por vírus. Porém o estado geral da criança é bom, a febre é baixa, há sinais catarrais e melhora com medicação específica para o broncoespasmo, não havendo necessidade de antibiótico.

A criança em idade escolar pode apresentar asma desencadeada por exercício, isto é, após corrida, brincar em pula pula, exercícios extenuantes, ela inicia crise de tosse e dificuldade respiratória. Este tipo de asma pode ser confirmada através da espirometria com exercício.

A asma não tem cura, porém com o tratamento adequado a doença é controlada e as crises vão se espaçando até desaparecerem com o crescimento e desenvolvimento da criança. Entretanto, em determinado momento, ao serem expostas à algum fator desencadeante, a crise pode ressurgir. O tratamento consiste no controle ambiental e em medicamentos anti-inflamatórios, principalmente à base de corticosteroides, e medicamentos broncodilatadores que serão inalados ou aspirados para dentro da árvore brônquica, para tentar tratar a inflamação e o broncoespasmo. É essencial que os responsáveis sejam treinados com técnica adequada para aspiração destes medicamentos. Também é importante que não subestimem a crise. Assim que a criança sabidamente portadora de asma, apresente sinais de crise, a medicação broncodilatadora deverá logo ser administrada e caso não haja melhora, ou evolua com piora da falta de ar, sudorese, gemidos, coloração azulada nos lábios ou extremidades dos dedos, deverá procurar imediatamente atendimento em emergência, pelo risco de sufocação e morte.