Sintomas de refluxo podem provocar dor?

Por

O esôfago é responsável pelo transporte de alimentos da boca até o estômago; e tem duas barreiras que são os dois esfíncteres, o esfíncter esofagiano superior que o separa da faringe e o esfíncter esofagiano inferior que o separa do estômago. Alterações no esfíncter que separa o esôfago do estômago, que deveria funcionar como uma válvula, impedindo o refluxo (retorno) dos alimentos, pode dar início aos sintomas.

A doença do refluxo gastroesofágico pode ocorrer por vários fatores. No adulto, geralmente associada a obesidade, associada a erros ou maus hábitos alimentares. Sintomas: regurgitações frequentes, sensação do alimento voltando a boca, pirose e/ou azia, que se caracteriza pelo retorno do conteúdo gástrico para o esôfago, provocando dor torácica intensa (dor no peito) sensação de bolo na garganta, tosse seca e rouquidão.

A Hérnia de hiato que cursa com sintomas de refluxo pode ser provocada pelo deslocamento da transição entre o esôfago e o estômago, que se projeta para dentro da cavidade torácica.

Alimentos muito gordurosos são de digestão mais lenta, dificultando o esvaziamento do estômago, tornando este esvaziamento mais lento, provocando hiperacidez e agravando os sintomas. Os alimentos mais frequentemente envolvidos são o chocolate, o chá, o café puro e as bebidas alcoólicas.

O intervalo entre a última refeição e ir para a cama deitar deve ser preservado. Deve-se evitar deitar com estômago cheio, aguardando um intervalo para facilitar a digestão e evitar o refluxo. O hábito de elevar a cabeceira da cama, no caso de sintomas de refluxo é uma medida que ajuda a minimizar os sintomas.

Os sintomas do refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece.

Hiperacidez - Geralmente os sintomas da hiperacidez podem melhorar com as medidas preventivas e a correção de determinados hábitos dietéticos, mas quando os sintomas persistem mesmo com o uso de medicamentos, quando a dor chega a acordar a pessoa à noite, ou ocorre a perda de peso, presença de vômitos com sangue ou a presença de sangue nas fezes, levando a anemia, além da história de câncer de estômago na família,uma avaliação médica será necessária.

Algumas vezes será necessária a realização de uma endoscopia digestiva alta para diagnóstico e a realização de biópsias para complementação diagnóstica.

  • Tags: