Defensores públicos do Uruguai, Argentina e Paraguai visitam o Heat

Diretor da unidade, João Carlos Arieira apresentou aos defensores dados sobre os atendimentos prestados na rede - Foto: Divulgação

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Defensores públicos do Uruguai, Paraguai e Argentina visitaram o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, na manhã desta sexta-feira (22). Acompanhados da defensora pública e coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva do Estado do Rio de Janeiro, Thaísa Guerreiro, eles foram recebidos pelo diretor da unidade, João Carlos Arieira, que fez uma apresentação no Centro de Estudos sobre a dinâmica do Heat e das UPAs do Colubandê e Santa Luzia, também em São Gonçalo, e do Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, que integram o Complexo Hospital administrado pelo Instituto Lagos Rio.

Além de todo o funcionamento da rede, com números de atendimentos, internações, exames, protocolos de transferências, os defensores públicos conheceram um pouco dos projetos de humanização realizados na unidade, entre eles o Cine Cáffaro, que garante sessão de cinema no próprio hospital aos pacientes internados, projetos voltados às crianças internadas e as campanhas de prevenção a doenças, como Outubro Rosa e Novembro Azul, realizadas junto a secretaria estadual de Saúde.

O diretor também falou sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), que garante atendimento igual para todos os cidadãos, e explicou o funcionamento das redes de Atenção Básica e de urgência e emergência no Brasil. Os defensores públicos fizeram uma série de perguntas, principalmente sobre o funcionamento do Centro de Trauma. O médico responsável pelo setor, José Alfredo Padilha , mostrou todos os procedimentos realizados desde a entrada do paciente no local e os equipamentos de última geração utilizados para salvar vidas.

Atenta a todas as explicações, a defensora pública do Paraguai Moira Salas ficou entusiasmada com a infraestrutura do local. "Isto aqui é incrível. Minha filha é médica, conheço muitos hospitais, mas este aqui é organizado, limpo, um luxo. Estou levando para o meu país muitas informações, explicações e conhecimento para garantir um atendimento humanizado e de excelência à população".