Hospital Universitário Antonio Pedro participa de campanha em prevenção ao câncer de pele

Inscrições abertas para processo seletivo de Residência Médica no Hospital Antonio Pedro - Foto: Douglas Macedo / Arquivo

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dezembro é laranja. O próximo mês é o da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Pensando nisso, o Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap) vai realizar, no dia 07 de dezembro (sábado), um dia de conscientização. De 09h às 15h, as pessoas podem ir até o ambulatório de dermatologia do hospital para fazer o exame preventivo gratuito. O Huap atende o público da Região Metropolitana II.

Além da realização do exame, o dia de conscientização vai ter orientações à população, respostas às principais dúvidas, distribuição de protetor solar e outros brindes, etc. Segundo Maria Fernanda Gavazzoni, dermatologista do Huap, o principal foco é em educação e esclarecimento. Ela reitera que a ideia principal da campanha anual é que um diagnóstico precoce pode salvar vidas:

“O câncer de pele é curável quando descoberto logo. Mas ele também mata. Como moramos em um país tropical e as pessoas têm o hábito de se expor ao sol, é bom ter acesso à informação e a um médico especialista que nos examine. No Antônio Pedro, nós temos o dermastocópio, que permite encontrar alterações bem iniciais. Às vezes, a pessoa não se dá conta de que uma pinta mudou de cor ou uma mancha escondida nasceu. Por isso, o exame é tão importante”, contou

No dia 07, ao realizar o exame, caso seja detectada alguma lesão na pele, o paciente será absorvido pelo Huap se for da área programática do hospital (Niterói e São Gonçalo). Caso não seja, vai ser referendado para outro hospital da sua região, através de uma carta de encaminhamento.

Segundo o Datasus, 119 pessoas com mais de 30 anos morreram de Melanoma no Rio de Janeiro em 2015. De 2000 a 2015 foram 11633 óbitos na mesma faixa etária, sendo 965 mortes entre homens e 668 entre mulheres. Os números mostram índices crescentes, principalmente por conta da excessiva exposição solar.