Transformações que marcam o período da adolescência

Durante a adolescência ocorre uma série de transformações que fazem parte do desenvolvimento de maturação sexual - Foto: Freepik / Divulgação

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A adolescência é uma fase de transição que vai da infância até o início da vida adulta, sendo caracterizada pelo desenvolvimento físico, mental, emocional, comportamental, social e sexual. A adolescência começa com as mudanças corporais da puberdade e termina quando o indivíduo completa seu crescimento e desenvolvimento, com a sua maturação sexual.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os limites cronológicos da adolescência são definidos como um período entre 10 e 19 anos. Na maioria dos países, o conceito de maioridade do ponto de vista legal é estabelecido aos 18 anos, apesar de alguns critérios variarem de acordo com os costumes locais.

No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 1990, considera criança toda pessoa até 12 anos de idade incompletos e define a adolescência como um período entre 12 a 18 anos de idade, podendo em casos excepcionais e em casos disposto na lei, se estender e poder ser aplicada a lei do Estatuto da Criança e do Adolescente até os 21 anos de idade.

Durante o período da adolescência ocorre uma serie de transformações marcantes, pelas quais todos nós passamos e essas mudanças ocorrem por fazer parte do desenvolvimento normal de maturação sexual.

A Puberdade é o fenômeno biológico caracterizado pelas mudanças fisiológicas e morfológicas oriundas de mecanismos neuro-hormonais por ativação do eixo hipotálamo -hipofisário- adrenal-e gonadal.

As mudanças corporais costumam acontecer mais cedo nas meninas do que nos meninos. Estas mudanças corporais marcam a instalação dos marcos de desenvolvimento e maturação sexual na adolescência.

Nas meninas, a partir dos 8 anos de idade, pode surgir o aparecimento do botão mamário, conhecido como telarca, que pode ser uni ou bi lateral, caracterizando o inicio do desenvolvimento das mamas no sexo feminino,que vão se desenvolver ate atingirem o estágio final da mama adulta. Isto ocorre pelo crescimento do ovário e produção de estrogênio,que leva ao aumento do botão mamário. Geralmente um ano após o inicio do aparecimento do botão mamário surge o aparecimento dos pelos pubianos,caracterizado pela pubarca.Os pelos aparecem em sequencia, também na região da axila e nas meninas,os pelos pubianos na região da genitália feminina,costumam ter uma distribuição triangular .Com o desenvolvimento dos pelos e da mamas,definidos como telarca e posterior pubarca, completa o processo de maturação com a primeira menstruação ,também chamada de menarca. Os primeiros ciclos menstruais tendem a ser anovulatórios, ou seja, ocorre a menstruação, mas não necessariamente tem ovulo para a fecundação.

A sequencia evolutiva normal nas meninas é telarca- pubarca e menarca.

Nos meninos, o inicio da puberdade ocorre mais tarde que nas meninas e se caracteriza pelo aumento do testículo, que é a gônada masculina, com o inicio da produção de testosterona. Com isso cresce a genitália masculina, surgem os pelos pubianos, axilares e a barba. O desenvolvimento dos pelos nos meninos costuma ter uma distribuição losangular. Ocorre a alteração da voz e culmina a maturação sexual com a primeira ejaculação, também chamada de semenarca.

Neste período de desenvolvimento da adolescência, de transição de criança para se tornar adulto, ocorre à perda dos privilégios de ser criança e sem adquirir os privilégios de ser adulto, porque ainda está passando por um processo de amadurecimento e de desenvolvimento ,o que faz com que muitas vezes os adolescentes recebam vulgarmente o termo de "aborrecentes".

Prevenção - A preocupação está sempre voltada para a prevenção da gravidez na adolescência e das doenças sexualmente transmissíveis, principalmente Sífilis, AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), dentre outras.

Durante esta fase deve-se ter um cuidado vigilante na prevenção do uso de drogas, do consumo excessivo do uso de bebidas alcoólicas, orientando e divulgando os malefícios que estas drogas e substancias podem ocasionar na população jovem.

A lei 8069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente apresenta uma série de medidas protetivas aos adolescentes, garantindo direitos e privilégios durante esta fase de transição tão importante e decisiva na vida de todos nós.

Deixar de ser adolescente, se tornar adulto, com as responsabilidades e deveres,com uma base bem estruturada,estimulando o aprendizado,o estudo,garantindo um lugar na sociedade capaz de seguir em frente,arrumar um emprego no futuro de cabeça erguida e confiante num futuro melhor.