Vacinação contra o Sarampo

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na última semana, o estado do Rio de Janeiro iniciou a campanha de vacinação contra o sarampo, em uma tentativa de impedir que a região sofra com um surto da doença. Com o tema "RJ contra o Sarampo", a campanha segue até o dia 13 de março e tem o objetivo de vacinar 3 milhões de pessoas nos 92 municípios do estado. De acordo com especialistas, a imunização é a única forma de prevenção. O público-alvo é a população de 6 meses a 49 anos de idade.

No ano passado, o Rio de Janeiro registrou 373 casos de sarampo, onde a maior parcela dos casos ocorreu na capital e na Baixada Fluminense.

Segundo a Secretaria de Saúde do estado do Rio, a expectativa é de que ocorra mais de dez mil casos da virose este ano, doença que em 2016 era erradicada do país. A vacina contra o sarampo faz parte do calendário de rotina, ou seja, está à disposição o ano inteiro, contudo, por determinação do governo do estado, a orientação é de que a população se dirija às unidades para se imunizar.

A campanha de vacinação no Rio terá dois Dias D, no dia 1º de fevereiro e 7 de março, onde será reforçada a mobilização, incluindo polos de vacinação em locais de grande circulação.