Coronavírus: misteriosa doença deixa todo o mundo em alerta

Atividades sociais e econômicas do Japão serão reiniciadas em fases - Foto: Divulgação/Governo Chinês

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 31 de dezembro de 2019, lançou um alerta à população, após as autoridades chinesas terem notificado casos de uma doença misteriosa cursando com pneumonia na cidade de Wuhan.

Wuhan é uma cidade localizada no centro da China, com uma população de cerca de 11 milhões de habitantes. A orientação das autoridades chinesas conforme declaração do diretor da Comissão Nacional de Saúde da China, Li Bin declarou para que as pessoas não viagem para Wuhan e quem estiver lá, que não deixe a cidade.Declarou que o vírus é transmitido através das vias respiratórias, e que pode sofrer mutação se propagando mais facilmente.

A partir desse primeiro alerta, as medidas de isolamento dos pacientes suspeitos bem como a realização de exames nestes pacientes foram necessárias a fim de identificar a origem desta doença.

Desde a notificação de alerta em dezembro de 2019, até o dia 23 de janeiro já havia subido para 25 o número de mortes causadas por infecções pelo coronavírus, além do relato de oitocentos casos. Por conta da transmissão do vírus, Pequim resolveu cancelar as comemorações referentes ao Ano Novo Chinês,suspendendo a entrada de turistas. Duas cidades que estão no epicentro de um surto de um novo coronavírus foram isoladas.

As autoridades de saúde da China temem que a taxa de transmissão aumente, à medida que centenas de milhões de chineses viajam pelo país e ao o exterior durante esta semana de feriado referente ao Ano Novo Lunar, que começa no sábado.

Acredita-se que a origem da cepa de vírus até então desconhecida tenha surgido no fim de 2019 a partir de animais silvestres comercializados ilegalmente num mercado de animais em Wuhan, no centro da China. Esta epidemia está atingindo pessoas que tiveram alguma associação a um mercado de frutos do mar na cidade de Wuhan,levantando a suspeita de que a transmissão deste tipo de variação do coronavírus,possa ter ocorrido entre animais marinhos e humanos,culminando com o fechamento do mercado para limpeza e desinfecção

Alguns aeroportos fora da China, como os Estados Unidos, a Turquia, a Rússia, Inglaterra e a Austrália anunciaram estratégias com o objetivo de detecção do vírus e identificar os casos da doença.

No Brasil, o Ministério da Saúde descartou a doença nos cinco casos suspeitos.

Doença - O novo vírus é uma variação da família coronavírus, tendo sido identificados os primeiros coronavírus nos meados da década de 1960.

A variação do vírus que está infectando as pessoas na China e em outros 6 países é conhecida tecnicamente como o novo coronavírus 2019-nCoV.

Os Coronavírus pertencem a uma grande família viral que causam infecções respiratórias nas pessoas e nos animais. Os Coronavírus humanos podem causar doença respiratória, leve ou moderada, atingindo o trato respiratório superior. Esses vírus por apresentarem espículas na sua superfície, lembrando uma coroa,recebem este denominação.

.

Transmisão - O modo de transmissão dos coronavírus humanos comuns se dá através do ar; tosse ou espirro;contato pessoal intimo , podendo ser ocasionado pelo toque ou aperto de mão;pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, ou através do contato com olhos nariz ou boca..

O período de incubação dos coronavírus, é de 2 a 14 dias, período em que os sintomas surgem desde a infecção no organismo. O período de transmissibilidade perdura geralmente enquanto os sintomas ainda estiverem presentes, porém é possível que ocorra a transmissão viral após a resolução dos sintomas.

Sintomas - Febre, coriza, dor de garganta.tosse, falta de ar, com dificuldade para respirar, podendo evoluir para pneumonia nos casos mais graves, levando a síndrome respiratória aguda grave, e até com comprometimento renal, podendo levar a insuficiência renal.

Esses vírus, algumas vezes, podem causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias - que são mais comuns em pessoas com doenças cardiopulmonares, ou com o sistema imunológico comprometido.Os idosos geralmente são mais suscetíveis a casos mais graves por infecções por estes tipos de vírus.

A OMS estabeleceu critérios (clinico e epidemiológico) para comprovar a presença do coronavírus.

O primeiro critério clínico: a pessoa tem que apresentar febre associada a sintoma respiratório, ter viajado para Wuhan, na China; e consequentemente ter entrado em contato com algum individuo suspeito de estar com o coronavírus ou com quem já apresente a doença. Para se enquadrar como um caso suspeito deve se enquadrar em uma destas situações.

Diagnóstico - O diagnóstico dos coronavírus costuma ser basicamente clínico, com a avaliação do médico e a análise dos sintomas.

Para confirmação da presença do vírus, devem ser feitos exames de sangue, de fezes e de secreções nasais, com pesquisa de testes sorológicos, PCR e cultura viral.

Os casos devem ser avaliados quanto a gravidade e quanto a necessidade de internação do paciente.

Prevenção - Com o objetivo de reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, sobretudo as que apresentam uma maior infectividade, como os coronavírus,algumas medidas gerais de prevenção, são recomendadas: lavagem das mãos, antes de consumir alimentos, utilizar papel ou lenço descartável para higiene do nariz,cobrir nariz e a boca ao espirrar ou tossir,fazendo sempre a higienização das mãos,.evitar mexer nos olhos, nariz ou boca sem higienizar as mãos antes e depois,.não dividir objetos de uso pessoal, como compartilhar talheres, copos ou garrafas; manter o ambiente sempre limpo e arejado; e Evitar sempre o contato com pessoas que apresentarem sinais ou sintomas de infecção respiratória.