Caxias realiza campanha itinerante contra sarampo

Campanha contra sarampo em Duque de Caxias - Foto: Divulgação

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Saúde de Duque de Caxias promovem nesta semana mais uma ação de combate ao sarampo. Das 8h às 13h, tenda de vacinação da SES estará montada na Praça do Pacificador, no Centro daquele município. E, em Xerém, irá estacionar um dos cinco caminhões itinerantes que a SES preparou como base móvel para circular pelo estado. A iniciativa em Duque de Caxias foi um pedido das autoridades locais, que, em parceria com a SES, vêm trabalhando para conter o avanço da doença na cidade. A meta do governo estadual é vacinar 3 milhões de pessoas, entre seis meses e 59 anos, nos próximos meses. A recomendação é que gestantes e imunodeprimidos não devem se vacinar.

Duque de Caxias foi a cidade do estado do Rio mais afetada pelo sarampo no ano passado. Dos 333 casos registrados, 133 ocorreram no município da Baixada Fluminense. Neste primeiro momento, o distrito de Xerém foi escolhido pela equipe de vigilância do município por não ter ainda realizado uma campanha de intensificação no local. Espera-se que, com essa ação, aumente a cobertura vacinal no distrito e em outras regiões que deverão ser visitadas até quinta-feira.

“A vacinação é absolutamente importante. E nós entendemos que, em muitos casos, existe uma dificuldade de a população ir até um posto de saúde para se imunizar. E, por isso, o governo do estado lançou o projeto dos caminhões itinerantes. Essas cinco unidades móveis irão até o cidadão para garantir a vacinação de 3 milhões de pessoas. Nós estamos nos antecipando a uma possível epidemia e garantindo a segurança do povo fluminense”, afirmou o secretário de Estado de Saude, Edmar Santos.

A SES esclarece que o esquema vacinal contra o sarampo está previsto no Calendário Nacional de Imunização e é oferecido durante todo o ano na rede pública de saúde para as faixas etárias recomendadas.