Aumento para 400 amostragens diárias

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Segundo o coordenador do laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, professor Amilcar Tanure, desde 1º de março de 2020, os pesquisadores estão realizando testes para a Covid-19. Inicialmente, o atendimento estava restrito à comunidade universitária do Fundão, mas com a proliferação do novo vírus, fez-se necessário o auxílio a outros laboratórios.

"Quando iniciamos as testagens, eram 30 amostras por dia. Aumentamos para 150 ao dia e, com este aporte da Faperj, nossa expectativa é testar 400 amostras diariamente. Isso vai ajudar a desafogar o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), que está atestando os diagnósticos no Rio de Janeiro", falou o professor Tanure, que completou:

"Além disso, com o recurso do Estado, poderemos dar início às pesquisas para desenvolver um teste brasileiro de sorologia para que o país não precise importar mais", relevou o pesquisador.

Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Faperj deve anunciar ainda nos próximos dias um edital para que mais projetos possam receber recursos que incentivem à pesquisa do novo coronavírus.