Estudo britânico pode ter encontrado medicamento eficaz em casos graves de covid-19

Medicamento é barato e tem ampla disponibilidade - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um estudo liderado por pesquisadores britânicos tem dados preliminares que identificaram um medicamento que pode ajudar a tratar pacientes graves da covid-19. De acordo com pesquisadores, o medicamento é barato, possui ampla disponibilidade e é um tipo comum de corticóide.

Os testes foram realizados em 2 mil pessoas que receberam a medicação, cuja evolução foi comparada à de outros 4.300 que receberam o tratamento protocolar. A pesquisa concluiu que o risco de morte diminui de 40% para 28% em pacientes que estão em respiradores, e de 25% para 20% naqueles que recebem oxigênio.

Os cientistas afirmam que o resultado completo do estudo, demonstrando qual é a medicação analisada, deve ser divulgado em breve. A pesquisa não constatou efeito em pacientes considerados leves.

O trabalho está sendo conduzido por diversos pesquisadores, sendo alguns da Universidade de Oxford, na Inglaterra. De acordo com a mesma pesquisa, não foram identificados benefícios no uso da hidroxicloroquina no tratamento contra a covid-19.