Um descanso para corpo e mente

Em meio à pandemia, tai chi chuan se torna ‘válvula de escape’ para corpo e mente - Foto: Divulgação

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A pandemia trouxe transtornos mentais a muitas pessoas, isso porque o isolamento social ainda é a principal recomendação das autoridades de saúde, já que não existe uma vacina para a propagação do vírus. Com o isolamento, muitos tiveram que se adaptar a essa nova realidade, e essa mudança, aliada ao medo de contaminação, aumentou o nível de estresse e ansiedade em muitas pessoas.

Umas das alternativas para amenizar toda a pressão causada pela pandemia, surgiu no século XVII e tem conquistado cada vez mais adeptos: o tai chi chuan.

"No início do confinamento o número de alunos aumentou consideravelmente. Logo no início alguns não se adaptaram com o treinamento on-line e saíram. Outros perderam o estímulo inicial conforme o período de isolamento foi aumentando, no entanto, posso dizer que após 6 meses de quarentena, 2/3 do número inicial de alunos continuam praticando", conta o professor de tai chi chuan Marcelo Vidaurre Archanjo.

O tai chi chuan é uma arte marcial chinesa que é praticada através de movimentos lentos e em silêncio, que exigem foco e atenção, fazendo com que o praticante tenha a oportunidade de perceber a si mesmo e a tudo que está ao seu redor.

"A principal característica do tai chi chuan são seus movimentos lentos e contínuos, executados sem paradas bruscas, com harmoniosa coordenação de braços e pernas e ênfase no relaxamento e suavidade dos movimentos. É um modo de manter o corpo em atividade ao mesmo tempo que desenvolve a calma e a tranquilidade mental", explica Marcelo.

A quarentena fez com que muitas atividades tivessem que ser adaptadas e a instrução da arte marcial também precisou passar por ajustes para a realização on-line. Segundo o professor Marcelo, a prática pode ser realizada em espaços reduzidos e o aluno aprende sequências de movimentos que podem ser praticados a qualquer hora.

"Comparando com os treinos presenciais, nas aulas on-line dou mais instruções orais a respeito dos pontos a serem observados na execução dos movimentos. Evito executar movimentos complexos que exigem correções. Nas aulas on-line não realizo movimentos com deslocamento pelo ambiente. Adaptei a aula para ser realizada em ambientes pequenos pois a maioria dos alunos praticam nas salas e quartos das suas residências", explica o  professor.

E os benefícios do tai chi chuan são inúmeros, entre eles estão o alívio do estresse o combate a depressão; equilíbrio das emoções; aumento de disposição para atividades do dia-a-dia; diminuição da tensão muscular; e o estímulo do sistema nervoso e imunológico.

"Os alunos perceberam que mesmo com a diminuição das atividades físicas no cotidiano, eles conseguiram manter seu bem estar físico e mental com o tai chi chuan. Perceberam também que a prática regular é um ótimo auxílio na manutenção e desenvolvimento de seu equilíbrio físico-mental. Mesmo com a pequena interação social através dos aplicativos que utilizo para transmitir as aulas, a prática em grupo tem ajudado alguns a manter a sensação de pertencimento", afirma Marcelo Vidaurre.