Anvisa alerta sobre falsa vacina contra a covid-19 vendida em Niterói

Anvisa alerta sobre falsa vacina contra a covid-19 vendida em Niterói - Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma falsa vacina contra a covid-19 está sendo vendida em Niterói, de acordo com uma denúncia recebida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma empresa estaria vendendo o imunizante falsificado e dizendo que se trata da vacina em desenvolvimento pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca. A agência reguladora afirma ter acionado a Polícia Federal para investigar a informação.

"A denúncia foi apresentada no último dia 25 de setembro e no mesmo dia houve avaliação e encaminhamento formal para a Direção Geral da Polícia Federal", afirmou a Anvisa em nota.

A agência alerta que até o momento não há nenhuma vacina contra a doença autorizada a ser comercializada no Brasil. A Anvisa pede que até a liberação, não seja adquirido nenhum suposto imunizante contra a doença.

"Existem no Brasil vacinas contra a Covid-19, exclusivamente para uso em estudos clínicos. Não há permissão para comercialização e distribuição dessas vacinas", reitera a Anvisa.

No país, a vacina desenvolvida pela AstraZeneca, em parceira com a Universidade de Oxford, ainda está em fase de teste - com apenas voluntários recebendo a dose imunizante - e não tem aprovação para venda. A vacina é tida como uma das principais apostas para a imunização contra o coronavírus no país pelo governo brasileiro.