Petrobras vai detalhar Projeto Rota 3 em seminário na Ucam

Dia 8, terça-feira: Os cuidados e perspectivas para quem vai abrir o negócio próprio - Foto: Divulgação

Seminários O Flu
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dia 8, terça-feira: Os cuidados e perspectivas para quem vai abrir o negócio próprio

Foto:Divulgação
As inscrições estarão abertas até as 12h desta segunda para o Seminário “Desenvolvimento Econômico - Leste Fluminense”, que será promovido pelo Grupo Fluminense Multimídia entre os dias 8 e 10 de maio, das 9h às 12h30, na Universidade Candido Mendes, no Centro de Niterói. O evento integra as comemorações pelos 140 anos de O FLUMINENSE, o terceiro jornal mais antigo do País e primeiro no Estado com circulação ininterrupta.

No cerne do encontro está a retomada do crescimento econômico na região e suas multiformes frentes de ações. Por isso, o seminário foi dividido em três linhas de debates. No primeiro dia, 8 de maio, a abertura ficará a cargo de Mirella Marchito Condé, analista sênior do Sebrae-RJ, que falará sobre os cuidados e perspectivas para quem vai abrir o próprio negócio.

Em seguida, o primeiro debate do encontro. O tema será a qualificação profissional e a importância do estágio, que serão debatidas por especialistas do Instituto RH-LF (Recursos Humanos do Leste Fluminense) e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

O instituto, sem fins lucrativos, foi fundado em 2002 por iniciativa e apoio de empresas da região, e tem por objetivo realizar encontros voltados a profissionais de Administração e gestores de RH.

“No meu ponto de vista, este seminário irá agregar muito para que os participantes, além de aumentar seu networking, possam ter uma visão ampla do mercado e, com isso, poderão se posicionar, fazendo parte desta nova fase em nossa economia”, declarou Edmara Uchoa, presidente do Instituto RH-LF.

Quem também estará no debate é o superintendente do CIEE, Paulo Pimenta Gomes. O órgão faz a ligação entre estudantes e empresas para a contratação de estagiários. É entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os no mercado de trabalho. Quem vai mediar o debate é Marcelo Lessa dos Anjos, consultor empresarial, professor e psicopedagogo da UCAM.

“Excelente iniciativa do Grupo Fluminense Multimídia, que deverá funcionar como antecipação à chegada dos projetos a serem implantados no Leste Fluminense, ampliando a oferta de empregos na região”, elogiou o superintendente.

Dia 9, quarta-feira: Debate sobre o diagnóstico e estratégias da indústria

Foto:Divulgação
Diagnóstico – Já no segundo dia do seminário, o diagnóstico dos setores econômicos e estratégia das indústrias estarão em pauta e serão debatidos por especialistas no tema.

O primeiro debate terá como tema a situação vivida pelas indústrias. Participarão desse debate Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan Leste Fluminense, e Luiz Paulino Moreira Leite, secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói e presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro.

“Nos últimos anos, a região do Leste Fluminense vem sofrendo com o desmantelamento da sua indústria em diversos setores, como a do pescado, a naval, e a não concretização do Comperj”, analisou Luiz Césio.

No debate seguinte, será a vez de uma discussão sobre o diagnóstico do comércio e suas estratégias, com a participação de Charbel Tauil, presidente do Sindilojas Niterói, e Luiz Vieira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói.

A mediação será de Rogério Rocco, bacharel em Direito pela Ucam, Mestre em Direito da Cidade pela Uerj e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF.

Comperj – Já o terceiro e último dia de evento terá como pano de fundo a retomada do Comperj e o projeto Rota 3, que tem como objetivo ampliar o escoamento de gás natural dos projetos em operação na área do pré-sal da Bacia de Santos. Haverá uma palestra sobre o tema com Alexandre Teixeira Martins, Gerente Setorial de Avaliação e Monitoramento de Projetos da Petrobras.

Dia 10, quinta-feira: Os benefícios do Complexo Petroquímico para os municípios do Leste Fluminense

Foto:Divulgação
Em seguida, haverá debate sobre os benefícios do Comperj para os municípios do Leste Fluminense. Participarão o prefeito de Niterói e presidente do Conleste, Rodrigo Neves, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e o prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza. A mediação será de José Carlos Oliveira dos Santos, diretor da Ucam.

O seminário conta com apoio da Ucam, da Prefeitura de Niterói e da PredialNet.

Programação:

8/05 - Terça-feira: DESAFIOS DO PRÓPRIO NEGÓCIO – Os cuidados e perspectivas para quem vai abrir o negócio próprio. Além de palestra sobre o tema com especialista do Sebrae-RJ, haverá um debate com representantes da RH-LF e do CIEE sobre a conquista do primeiro emprego, qualificação profissional e a experiência do estágio.

Participantes:

MIRELLA CONDÉ

Mirella é mestre em Sistemas de Gestão, administradora de empresas, analista sênior no Sebrae/RJ, palestrante, empreendedora apaixonada e mentora Shell Iniciativa Jovem.

EDMARA UCHOA

Presidente do Instituto RH-LF. Psicóloga, master coach, analista comportamental DISC, com MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Gestão de Pessoas; pós-graduação em Direito do Trabalho e pós-graduação em Gestão em Segurança do Trabalho.

PAULO PIMENTA GOMES

Superintendente do CIEE-RJ, administrador de empresas, bacharel em Geografia e especialista em Educação. Diretor de cursos de pós-graduação, presidente da Associação dos Servidores Aposentados da Uerj e dos Diplomados da Faculdade de Educação da Uerj.

MARCELO LESSA

Consultor empresarial, professor e psicopedagogo da Universidade Candido Mendes. Marcelo será o responsável por mediar o debate no primeiro dia do seminário.

9/05 - Quarta-feira: DIAGNÓSTICOS DOS SETORES ECONÔMICOS – Debate sobre o diagnóstico e estratégias da indústria, com especialistas da Firjan, Prefeitura de Niterói e Acierj. Em seguida, haverá outra palestra sobre os diagnósticos e estratégias do comércio com os presidentes da CDL e do Sindilojas.

Participantes:

LUIZ CÉSIO CAETANO

Presidente da Firjan no Leste Fluminense. Engenheiro mecânico, graduado pela UFRJ, com pós-graduação em Gerência de Produção e Materiais pelo Instituto Superior de Estudos Sociais Clovis Bevilacqua.

LUIZ PAULINO MOREIRA

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria Naval e Petróleo e Gás de Niterói. Empresário, presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (ACIERJ).

ROGÉRIO ROCCO

Bacharel em Direito pela UCAM, mestre em Direito da Cidade pela UERJ e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF. É analista ambiental do Instituto Chico Mendes – ICMBio/MMA, professor da UCAM/Niterói e coordenador da Pós-Graduação em Direito Ambiental da EMERJ.

CHARBEL TAUIL

Charbel Tauil é presidente do Sindicato dos Lojistas de Niterói (Sindilojas), além de empresário na cidade.

LUIZ VIEIRA

Luiz Vieira é presidente administrativo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL).

10/05 - Quinta-feira: A RETOMADA DO COMPERJ – Os benefícios do Complexo Petroquímico para os municípios do Leste Fluminense. Haverá uma palestra sobre a Rota 3 com um representante da Petrobras e, em seguida, um debate com os prefeitos de Niterói, Itaboraí e Maricá, sobre os desafios para os municípios.

RODRIGO NEVES

Prefeito de Niterói. Sociólogo, está em seu segundo mandato. Em 1996, foi eleito o vereador mais jovem do município e, em 2006, se tornou deputado estadual. É vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos e presidente do Conleste.

FABIANO HORTA

Prefeito de Maricá. Veterinário, está no primeiro mandato na cidade. Foi deputado federal em 2014 e vereador por duas vezes em Maricá (2008 e 2012).

SADINOEL SOUZA

Prefeito de Itaboraí. Advogado, está no primeiro mandato como prefeito na cidade. Foi deputado estadual em 2014 e também é vice-presidente do Conleste.

JOSÉ CARLOS OLIVEIRA

Diretor da Universidade Candido Mendes-Niterói. Presidente da Comissão de Direito e Educação da OAB-Niterói. Advogado e professor universitário. Será responsável por mediar o debate.