Festa da firma também pode ser on-line

Especialista em etiquetas dá dicas de como se portar nessas festas on-line - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Por conta da pandemia, muitas empresas resolveram aderir à ideia de transformar a famosa e tão esperada festa de fim de ano em uma confraternização on-line, com direito à música, menu combinado e ao tradicional amigo oculto, tudo isso sem sair de casa. Porém, é importante que os funcionários não se sintam "relaxados" por estarem em casa, afinal, com o novo modelo de confraternização, o seu chefe vai até a sua casa.

A especialista em etiqueta Fabi Calvo aposta na preparação do ambiente para não fazer feio na frente dos colegas de trabalho e aponta o "ficar à vontade" por estar em lugar familiar como uma perigosa armadilha, podendo levar o funcionário até à demissão, dependendo do grau da gafe ocorrida durante a reunião.

Segundo a especialista, é importante tomar alguns cuidados na hora de escolher o lugar ideal da casa para a confraternização.

"O segredo aqui é cuidar do fundo. De preferência ficar de costas para algum lugar que não seja passagem, pois além de poder ocorrer algum acidente, não é bacana ter pessoas passando por trás todo tempo" e complementa, ressaltando a importância de uma boa vestimenta, mesmo em casa, mas sem exageros.

"Seguimos o dress code (código de vestimenta) do evento presencial, porém não acredito que vá aparecer festas on-line de gala!", expõe.

A festa de fim de ano também pode contar com um menu previamente combinado, sendo uma tábua de frios e um espumante uma boa pedida para que, mesmo on-line, seja elegante. Além disso, segundo Fabi Calvo, a comida pode trazer uma maior conexão entre os convidados, trazendo à tona memórias afetivas entre os participantes. Para as empresas, uma boa opção é enviar uma cesta de alimentos para os funcionários, para que todos compartilhem o momento.

A diversão pode ficar por conta de uma determinada pessoa que organizará a festa, fazendo, por exemplo, um amigo oculto roubado, de maneira que a entrega dos presentes seja feita via correios ou aplicativos de viagens que disponibilizam o serviço.

De acordo com a especialista, os funcionários devem se comportar da mesma maneira como no presencial, evitando beber demasiadamente, tomando cuidado com o que fala, mesmo em tons de brincadeiras, evitar palavrões, cuidar da aparência para não parecer desleixado e, como se trata de uma reunião on-line, ficar sempre com a câmera ligada e evitar ficar saindo e entrando na sala de reunião.

Fabi Calvo acredita que a realização da reunião online é uma valorização do quadro de funcionários em meio a pandemia.

"Estamos num momento muito difícil, então acredito que a dica seja realmente valorizar o quadro nesse momento. Não precisa ser nada além do que a empresa possa de fato fazer, mas é importante demonstrar gratidão a cada um. Isso se faz com gestos e ações. Não tem regra porque cada empresa vive em uma realidade, mas dentro dela, demonstrar com gestos e ações o quanto cada funcionário é importante. Não se trata de equipe, se trata de pessoas e pessoas precisam ser valorizadas e respeitadas!", expõe.