Projeto reúne cursos de música, empreendedorismo e artes visuais

Os acessos aos cursos são gratuitos - Foto: Divulgação/ Funarte

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentam, ao longo desta semana, alguns destaques da agenda do Arte de Toda Gente, realizado em parceria entre as duas instituições. Os cursos, shows e outras atividades do programa são exibidos em vídeos on-line, no canal youtube.com/artedetodagente e nos sites dos três projetos que integram a iniciativa, com acesso gratuito.

Nesse projeto, começou segunda (08) dentro do Curso Pedagogia das Cordas, a Oficina Princípios do Violoncelo, com André Micheletti. Formado e pós-graduado em instituições brasileiras e norte-americanas, ele atuou como músico em orquestras nacionais e estrangeiras, tendo se apresentado no Brasil, Argentina, EUA e Canadá.

Em suas aulas, gravadas em vídeos, que estão sendo postados ao longo do mês de março, André trata de temas como exercícios para os movimentos do arco, movimentação, escalas e postura, sempre com orientações para professores. Acesse abaixo o site do projeto e o canal de vídeo para as oficinas.

Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Esse projeto tem como novidade, nesta semana, o segundo dos dez módulos da Oficina Empreendedorismo em Música. Em suas videoaulas, o músico e professor Eduardo Pereira aborda conceitos, técnicas, conteúdos e ferramentas que podem auxiliar muito a gestão da carreira musical; e mostra os caminhos para a definição de um modelo de negócio na área – para a atuação de pessoas físicas ou jurídicas. Os módulos da oficina são publicados semanalmente, sempre às segundas-feiras.


Conheça o roteiro da oficina:
Módulo 1 – Conceitos de Empreendedorismo;
Módulo 2 – Tomada de Decisão;
Módulo 3 – Perspectivas da Administração;
Módulo 4 – O Processo de Gestão;
Módulo 5 – Marketing, Inovação e Criatividade;
Módulo 6 – Inovação em Modelos de Negócio (Business Model Generation);
Módulo 7 – O Método Canvas (Business Model You);
Módulo 8 – Startups: As Empresas de Internet?;
Módulo 9 – O Setor de Entretenimento no Brasil; e
Módulo 10 – Os Impactos da Pandemia no Setor do Entretenimento e o Mundo Pós-Pandemia.

Na última terça (09), foram também postados mais três vídeo-oficinas da Série Casa do Choro do Bossa Criativa. Na oficina 8 com, Mauricio Carrilho fala sobre a música Rendeira, um típico “schottisch”. Na oficina Furiosa Portátil, o pianista e compositor Cristóvão Bastos fala sobre o samba O baile, de sua autoria. Já na oficina Princípios do Choro, Paulo Aragão fala sobre os gêneros do choro.

Projeto Um Novo Olhar (UNO)

Estão abertas, de 9 a 23 de março, as inscrições para o curso “Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo”, no site www.umnovoolhar.art.br. É uma capacitação para educadores. A coordenação de conteúdo é do professor Robson Xavier e o curso conta ainda com a participação dos professores Leandro Garcia e Sara Nina. A atividade do projeto Um Novo Olhar integra série de cursos Arte/Educação + Acessibilidade + Inclusão.

Dividido em seis módulos, o curso Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo trata das relações entre a acessibilidade cultural e o ensino das artes visuais no Brasil, a partir de uma perspectiva “não linear e não hegemônica”. O conteúdo inclui questões como formação de públicos, acesso aos bens culturais, espaços de criação e protagonismo.

O objetivo é possibilitar uma abordagem acessível e abrangente das concepções de educação formal e não formal, bem como suas implicações no ensino das artes visuais, na perspectiva decolonial. A de pensamento decolonialista tem como alvo desvincular a produção de conhecimento de certoss parâmetros, cujo alicerce é a cultura europeia (o chamado eurocentrismo). Entre os pontos focais do curso estão a “luta para a consolidação do ensino da arte na educação básica”, a “valorização da arte como área de conhecimento” e a ampliação da acessibilidade cultural no Brasil.

A carga horária é de 48 horas. As aulas serão assíncronas (sem necessidade do acompanhamento em tempo real). Serão ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFRJ, a partir de 29 de março, podendo ser concluídas até o dia 23 de maio de 2021. Haverá emissão de certificado para aprovados. Os cursistas passarão por uma avaliação sobre o conteúdo.

Acesse os vídeos no canal do programa: youtube.com/artedetodagente