MAC celebra os 25 anos de portas abertas para o público

Programação de aniversário ocupará todos os espaços do museu em Niterói - Foto: Douglas Macedo / Prefeitura de Niterói

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Amanhã (2), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói completa 25 anos e a celebração será de portas abertas. Durante todo o mês a entrada será gratuita e a programação de ocupações de artes visuais vai ocupar todos os espaços do museu. Serão cinco exposições distribuídas pelo salão interno, rampa, pátio, visão externa pela praia de Boa Viagem e também pela internet. E tem mais: o visitante ainda poderá ganhar livros da coleção do museu oferecidos como brindes.

As exposições estarão distribuídas por todo o espaço, desde a rampa, passando por salões internos e externos, e até mesmo via internet. No último andar, serão apresentadas algumas das principais obras da Coleção João Sattamini. A abertura para o público será no próximo dia 8.

Confira alguns eventos:

Monumento comemorativo - O pátio do museu vai receber um monumento erguido especialmente para as bodas de prata. A obra foi criada pelo artista José Raul Allegretti e poderá ser vista por vários ângulos, por meio de um confronto de formas que, através do Círculo Único - movimento criado por Allegretti, se harmoniza nos olhos, mente e espírito de quem a vê.

Oskar Metsavaht no MAC- A exposição do 90|25 ocupa o salão principal do MAC, em conjunto com a varanda e o mezanino. Na galeria estarão expostas obras de Metsavaht relacionadas aos 90 anos do Cristo Redentor, em uma apresentação intitulada "ícones e arquétipos".

Na varanda, ocorre um diálogo entre obras da coleção Sattamini e obras de Oskar Metsavaht, intitulada "a simbologia da paisagem". Já no mezanino, a mostra recebe o nome de "A materialização do invisível", com obras da coleção Sattamini.

Experiência migratória - A exposição Web Derive 01, do projeto Transeuntis Mundi, inédita no Brasil, foi criada pela artista transmídia, pesquisadora e musicista brasileira Cândida Borges e pelo artista colombiano e escritor Gabriel Mario Vélez, e estará presencialmente no MAC até 12 de setembro, e também de forma on-line pelo site do Museu, até 30 de
setembro.

Samba na museu - O artista Felippe Moraes volta ao MAC com a exposição, Samba Exaltação. O projeto tem como princípio mostrar frases e citações dos principais compositores brasileiros que remetem ao Carnaval, em meio a placas de neon. A mostra terá conteúdo presencial e on-line, que pode ser acessado por QR codes espalhados pelo espaço e texto curatorial assinado pelo curador e pesquisador Alexandre Sá.

Origens e história - No fim da visita, o público terá contato com imagens, documentos e publicações que relembram as origens do MAC, a construção do museu e também a primeira exibição pública do livro de ouro do MAC, que guarda depoimentos e assinaturas de grandes personalidades que visitaram o espaço em seus 25 anos.