Transeuntis Mundi: exposição inédita integra realidade virtual e arte

Transeuntis Mundi: exposição inédita no país integra realidade virtual e arte - Foto: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com imagens e sons de diversos lugares do mundo, captadas por meio da tecnologia de realidade virtual, a exposição "Web Derive 01", faz parte do circuito internacional do projeto Transeuntes Mundi. Como parte da programação de 25 anos do Museu de Arte Contemporânea (MAC), foi realizada, no domingo (12), uma conferência sobre a concepção da exposição, as pesquisas e referências que compõem o projeto, apoiado pelo edital de Retomada Cultural da Prefeitura de Niterói.

Artista e idealizador do projeto, o colombiano Gabriel Vélez explicou que a mostra é uma viagem que perpassa pela vida cotidiana de pessoas de várias partes do mundo, levando o visitante por quatro continentes, em uma imersão sensorial, imagética e sonora.

"As obras têm uma abordagem antropofágica e de transculturalidade”, explica Gabriel Vélez. “E na América Latina todos somos antropofágicos, porque aqui tudo se mistura. Transeuntis Mundi é uma evidência de como todos os trajetos que nos norteiam como humanos, nossas roupas, hábitos, comportamentos, formas de expressão, são evidências que nos caracterizam como transeuntes dentro dessa perspectiva artística que pensamos".

“Foi uma experiência temporal ouvir o som de outras cidades, as imagens”, conta o psicanalista José Caminha. “A gente viaja no tempo e se liberta do corpo físico mergulhando na tecnologia. Esses mundos todos estão na minha cidade, foi a sensação que tive."

Durante o encontro, a artista e também idealizadora do projeto, Cândida Borges, que é de Niterói, destacou a importância do incentivo à cultura da cidade.

"Essa é a primeira exposição física que fazemos após o início da pandemia. Ficamos muito felizes em ser contemplados pelo edital de Retomada Cultural. Passamos por diversos lugares -- Roma, Grécia, Nova York, Portugal, China, Inglaterra, entre outros --, onde levamos essa exposição que provoca o espectador a encontrar seu próprio significado através da transdisciplinaridade artística das obras, bem características da arte contemporânea".

O secretário municipal das Culturas de Niterói, Leonardo Giordano, que mediou o debate transmitido para a Universidade de Antioquia, na Colômbia, destacou a importância do projeto.

"Fico muito feliz em ver essa convergência cultural. Uma artista niteroiense levando novas perspectivas e olhares para fora do Brasil. E fico mais feliz ainda de recebermos a exposição, com registros tão potentes. As imagens foram feitas pouco antes do início da pandemia, é um registro histórico, as pessoas nas ruas sem máscaras, as mudanças que a realidade impôs, sendo retratadas na arte contemporânea".

A exposição pode ser conferida até o dia 30 deste mês, no site: http://transeuntismundi.com/mac2021/