.

Aplicativo da Bienal Rio conecta público fiel ao evento e vira ferramenta estratégica de fidelização literária

Por Denise Emanuele Paz Carvalho

Desenvolvido pela agência MM12, o app vai além da experiência da feira e inaugura uma nova era de relacionamento contínuo com os leitores: mais de 12 mil usuários já cadastrados e uma proposta de comunidade ativa no pós-Bienal

Muito mais do que um guia da Bienal do Livro Rio 2025, o novo aplicativo oficial do evento inaugura uma plataforma de conexão contínua entre o festival e o seu público. Desenvolvido pela agência MM12, o app centraliza funcionalidades como agenda, notificações em tempo real, mapa e biblioteca virtual — tudo pensado para otimizar a experiência dos visitantes que passarão pelo Riocentro entre os próximos dias 13 e 22 de junho.
Mas o diferencial vai além da tecnologia. A base de usuários cadastradas até o momento, já ultrapassa 12 mil pessoas, em uma crescente, que faz do aplicativo um ponto de partida para a construção de um ecossistema de fidelização, já que transforma os visitantes em uma comunidade engajada, ativa e interessada pela mesma temática durante todo o ano. Com acesso a conteúdos exclusivos, ativações e experiências relacionadas ao universo literário — e não apenas nos dias da Bienal. São 57.684 livros na biblioteca, 6.033 programações na agenda e 325 resenhas cadastradas.
"Criar um aplicativo para um evento é algo, relativamente, simples. O desafio — e a verdadeira oportunidade de negócio — está em manter esse canal vivo depois. O app da Bienal Rio é mais do que um simples app: é a base de um ecossistema de relacionamento com um público apaixonado, que pode ser ativado o ano todo com inteligência e relevância, explica Miguel Góes, sócio da MM12.
Ele completa reforçando que "Fidelidade não precisa ser só para o consumidor final. Quando a marca enxerga seus dados, sua comunidade e seus pontos de contato como ativos estratégicos, ela constrói eficiência em toda a cadeia de valor — com menor custo de aquisição do cliente, maior valor agregado e uma comunicação muito mais efetiva com quem já demonstrou engajamento real.", destaca o executivo.
Na edição mais ambiciosa da Bienal do Livro Rio, o aplicativo oficial surge como peça-chave na estratégia de engajamento do público. Pelo app é possível se programar pré-evento concentrando todas as atividades que o usuário deseja para o dia de sua ida e após: agenda personalizada, mapa interativo, distribuição de senhas para autógrafos e outras funcionalidades. O app já está disponível para download na app store e no google.

  • Tags: