A Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, sediará entre os dias 21 e 24 de julho, das 18h às 21h, um curso presencial e gratuito conduzido pela escritora, doutora em literatura e referência intelectual Conceição Evaristo. Com o tema “Uma arrebentação das margens: prosa de autoria de mulheres afro-brasileiras e afrodiaspóricas”, a formação reunirá leitores, estudantes, educadores e interessados para um mergulho crítico nas produções literárias de mulheres negras.
Serão quatro encontros que abordam oralidade, memória, ancestralidade, subjetividade e os fundamentos da “escrevivência”, conceito criado por Evaristo para expressar como a vivência de mulheres negras se corporifica na palavra escrita. A atividade tem como objetivo principal romper com barreiras históricas de exclusão, promovendo um espaço de valorização da cultura afro-brasileira e da literatura periférica.
Além da leitura e análise de autoras negras da diáspora africana, o curso também discutirá temas como a oralitura como herança coletiva, o espelhamento como recurso de resistência na escrita, o papel do “nós” feminino negro na construção da subjetividade e a tensão entre lembrar e esquecer na formação das memórias individuais e coletivas. A proposta é destacar a escrita como território de disputa simbólica e de reconstrução de identidades.
O curso se conecta diretamente com a experiência da Casa Escrevivência, espaço cultural fundado pela própria Conceição Evaristo, que tem como missão valorizar a produção intelectual de mulheres negras e fomentar debates sobre racismo estrutural, literatura e pertencimento.
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem realizar inscrição pelo e-mail informado pela organização. A iniciativa integra os esforços da Fundação Casa de Rui Barbosa em democratizar o acesso ao pensamento crítico, reconhecer o protagonismo feminino negro e ampliar a presença da literatura marginal nos espaços institucionais.
Fontes: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB); Casa Escrevivência; Conceição Evaristo; Ministério da Cultura.
Conceição Evaristo ministra curso gratuito no Rio e reforça protagonismo de mulheres negras na literatura
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura