Santos confia em elenco “reforçado” para a Libertadores após surto de covid-19

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Santos confia no retorno dos jogadores diagnosticados com covid-19 para a partida contra a LDU, na altitude de quase três mil metros de Quito, no Equador, no dia 24, pela ida das oitavas de final da Libertadores da América.
O protocolo de isolamento é de 10 dias. Se testarem negativo no retorno, os 10 atletas poderiam ficar à disposição da comissão técnica. Para isso, porém, o Peixe precisa de uma autorização da Conmebol. O Equador prevê a entrada de estrangeiros com exames negativados de no mínimo cinco dias antes do desembarque. A ideia é viajar no sábado, dia 21, primeiro dia depois da quarentena.
Alison, Alex, Diego Pituca, Jean Mota, João Paulo, Jobson, Lucas Veríssimo, Madson, Sandry  e Vladimir estão com o novo coronavírus, além do técnico Cuca e os auxiliares Cuquinha e Eudes.
“Protocolo na CBF é de afastamento de 10 dias. A partir de 10 dias estarão liberados para jogar. E cada país tem legislação diferente. No Uruguai e Chile, atletas com PCR positivo não podem entrar. No Equador, a gente solicitou para a Conmebol mostrando que atletas cumpriram 10 dias de isolamento e sem sintomas, e nos liberou para a entrada para a partida (contra o Delfín, pela fase de grupos). O que vai ser feito? Depois dos 10 dias os atletas vão para novos exames, cardiológicos e de sangue. Se estiverem aptos, vão voltar a treinar. E poderão ter ótimo desempenho em Quito”, disse o coordenador médico Ricardo Galotti.
“Confio muito que possam estar aptos para a partida. Era uma preocupação nossa anterior ao surto de covid-19. Tínhamos pedido a transferência do jogo contra o Athletico, na Arena da Baixada, do dia 21. Falei com Manoel Flores (diretor de competições da CBF) ontem até perto de 0h. Adiamento contra o Internacional é difícil, assim como não tive boas notícias sobre isso (Athletico). Dos 200 jogos, só oito foram adiados na Série A para finais de estaduais, situação do Goiás x São Paulo na primeira rodada… CBF cumpre rigorosamente o que foi acertado antes do campeonato, no Conselho Técnico. Se forem respeitadas as 72 horas, dificilmente atendem os pedidos. O que não nos impede de tentar. Não estou otimista sobre isso, porque a situação do Santos já foi vivida por outros times”, afirmou o superintendente de esportes Felipe Ximenes.
O Santos repetirá os testes de covid-19 no elenco nesta quinta-feira. O exame será o PCR. O Peixe enfrentará o Internacional no sábado, às 16h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
]