Clássico marcado pela pressão

Devido aos últimos resultados, Botafogo e Flamengo têm a obrigação da vitória hoje. No primeiro turno ficaram no 1 a 1 - Foto: Vitor Silva / Botafogo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Botafogo e Flamengo fazem um clássico fundamental para a sequência de ambos no Campeonato Brasileiro. Os rivais se enfrentam hoje, a partir das 17 horas, no estádio Nilton Santos, pela 24ª rodada da competição nacional.

O Rubro-Negro caiu para a terceira colocação e está a cinco pontos do líder São Paulo, com o mesmo número de jogos. Portanto, para conquistar o segundo título consecutivo, não pode deixar pontos pelo caminho.

Além disso, a vitória no clássico se tornou uma oportunidade para virar a página após a eliminação na Taça Libertadores da América, e dar tranquilidade para o técnico Rogério Ceni.

Do lado alvinegro, a situação é mais crítica.
Vice-lanterna da competição, o Botafogo tem apenas 30,3% de aproveitamento em 22 partidas. Então, a briga é pra não cair para a Série B, que se aproxima a cada rodada.

Mesmo focado apenas no Brasileiro e com tempo para treinar, o Botafogo vem de quatro derrotas consecutivas, para Bahia, Bragantino, Fortaleza e Atlético-MG. Ramón Díaz e sua comissão técnica não resistiram e deram lugar a Eduardo Barroca, quarto treinador nesta temporada.

Barroca, entretanto, não poderá estrear no comando da equipe neste sábado por estar afastado com Covid. Então, seu auxiliar Felipe Lucena estará à beira do gramado.

Enquanto no Flamengo Rogério Ceni deve manter praticamente o mesmo time que enfrentou o Racing na última terça-feira, Barroca fará alterações no Botafogo.

Kanu e Kevin estão suspensos e são desfalques certos, assim como o goleiro Gatito Fernández, lesionado. Marcinho e Rafael Forster são os prováveis substitutos, enquanto Diego Cavalieri seguirá no gol. No meio,
Rhuan deve ganhar uma chance ao lado de Nazário e Honda.

No Rubro-Negro, a única novidade deve ser a presença de Pedro no comando do ataque no lugar de Vitinho.

Polêmica - Fora de campo o clássico já começou. Nesta semana, torcedores rubro-negros pediram a contratação do goleiro Gatito Fernández, do Botafogo, para substituir uma possível saída de Diego Alves. A repercussão não agradou o vice-presidente eleito, Vinícius Assumpção.

"Sempre na semana do jogo contra eles tem alguma notícia para tentar tumultuar o ambiente interno. Não caiam nesta! Estive ontem com o Gatito e está focado na sua recuperação, na volta e no Botafogo. Vamos juntos!", escreveu nas redes sociais.

Gatito se recupera de um edema ósseo no joelho. O goleiro está próximo do retorno, mas será desfalque contra o Flamengo.

O paraguaio tem contrato com o Botafogo até o final de 2021. Com isso, Gatito pode assinar um pré-contrato com qualquer clube a partir do meio do próximo ano.