Uefa anuncia “investigação aprofundada” para analisar caso de racismo no jogo do PSG

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Uefa declarou que vai “conduzir uma investigação aprofundada” para averiguar o caso de racismo ocorrido na partida entre Paris Saint-Germain e Istambul Basaksehir, pela Liga dos Campeões. A partida foi suspensa após o 4º árbitro, Sebastien Coltescu, ter dirigido uma ofensa racista a Pierre Webó, membro da comissão técnica do time turco.
“A Uefa está ciente do incidente ocorrido durante o jogo desta noite da Liga dos Campeões entre Paris Saint-Germain e o Istanbul Basaksehir e vai conduzir uma investigação aprofundada. O racismo e a discriminação em todas as suas formas não têm lugar no futebol”, escreveu a federação.

UEFA is aware of an incident during tonight’s Champions League match between Paris Saint-Germain and Istanbul Basaksehir and will be conducting a thorough investigation.

Racism, and discrimination in all its forms, has no place within football.
— UEFA (@UEFA) December 8, 2020
O confronto foi adiado para quarta-feira e terá início às 14h55 (de Brasília). Depois de conversar com os dois clubes, a Uefa decidiu que a partida será retomada do instante em que parou, aos 14 minutos do primeiro tempo.
Entenda o caso
Antes da metade do primeiro tempo, após reclamações do banco do Istanbul sobre lance de jogo, o camaronês Webó foi expulso e confrontou o romeno Sebastien Coltescu, afirmando que o 4º árbitro proferiu fala racista.
Jogadores dos dois times foram tirar satisfação com os árbitros. O atacante Demba Ba, do Istanbul Basaksehir, teve conversa cara a cara com Coltescu. Minutos depois, os atletas, liderados por Demba Ba, se mobilizaram e deixaram o campo.
A transmissão captou Neymar e Mbappé se recusando a jogar com a presença de Coltescu.
No primeiro momento, a partida foi suspensa sem demais informações. Depois, a Uefa comunicou que o jogo seria retomado às 18 horas (Brasília), mas as equipes não voltaram à campo. A Uefa então informou que a partida estava suspensa temporariamente e às 19h20 confirmou o adiamento.