Sem lance com Veiga, Conmebol publica diálogos do VAR em jogadas contra o Libertad

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Palmeiras ficou insatisfeito com a arbitragem da partida contra o Libertad, disputada na noite de terça-feira, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Nesta quinta, por meio de seu perfil no YouTube, a Conmebol publicou os diálogos do VAR em duas jogadas polêmicas no Paraguai, sem o lance envolvendo Raphael Veiga e Cáceres.
Aos seis minutos do primeiro tempo, Gabriel Menino cruza da direita e Rony fica no chão após choque dentro da área com Luis Cardozo. “O defensor tem os braços abertos e o atacante vai na direção do braço. Há um contato do braço com a cara, naturalmente”, disse o VAR, liderado pelo argentino Mauro Vigliano.
Após ouvir o parecer da cabine, o árbitro Fernando Rapallini, também argentino, decide rever o lance pelo monitor para “estar tranquilo” e mantém a decisão tomada no campo. O lance, interpretado pelo Palmeiras como pênalti, gerou reclamação do auxiliar João Martins na entrevista após a partida.
“Houve algumas ações que, se fossem para nós, talvez não teriam sido marcadas e que, para eles, foi mais fácil. No primeiro tempo, se aquele pênalti tivesse sido ao contrário, talvez ele nem tivesse ido ao VAR e teria marcado. Mas já passou e vamos continuar a trabalhar”, disse o português.
No material publicado pela Conmebol, também é analisado um possível pênalti de Luan após cruzamento de Ferreira pela direita, já nos acréscimos. “Fernando, a mão não é mão. Está grudada ao corpo, perfeitamente”, esclareceu o VAR e o árbitro não achou necessário ver o lance pelo monitor.
Além de considerar pênalti em Rony no começo da partida, o Palmeiras viu agressão de Cáceres contra Raphael Veiga aos 10 minutos do segundo tempo e, como o paraguaio já tinha o amarelo, seria expulso. A jogada, no entanto, não está entre as divulgadas pela Conmebol nesta quinta-feira.