Zagueiros versáteis viram alternativas na ausência de volantes no Palmeiras

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Com um dos elencos mais recheados do futebol brasileiro, o Palmeiras tem aproveitado também a versatilidade de alguns de seus jogadores para suprir ausências em meio à maratona de jogos decisivos na reta final de temporada.
Sem Patrick de Paula e Felipe Melo, que se recuperam de lesões, além de Danilo, poupado no último sábado, a comissão técnica de Abel Ferreira precisou apostar na capacidade dos zagueiros Emerson Santos e Luan para atuarem como volantes.
Depois de sair do ostracismo e ganhar sequência como titular com o técnico português, Emerson Santos mostrou que pode atuar também como primeiro volante, oferecendo consistência defensiva no setor, além de ajudar na iniciação das jogadas. Foi nesta função que o camisa 3 atuou contra Santos e Bahia, pelo Campeonato Brasileiro.
Luan ainda não começou como titular no meio-campo, mas entrou na função de volante durante o jogo contra o Athletico-PR e também no último sábado, quando entrou justamente na vaga de Emerson Santos. O próprio Abel Ferreira, depois do jogo diante do Furacão, já havia destacado a versatilidade do jogador.
Contra o Bahia, foi a vez do auxiliar João Martins destacar a polivalência de Emerson e Luan, destacando que ambos tem atuado bem, mesmo fora de posição.
“Tanto o Emerson como o Luan tem cumprido muito bem. Sabemos que não é a posição deles e que de vez em quando é normal que não façam sempre tudo muito bem. Nem quem joga lá faz tudo bem”, destacou.
Além dos desfalques corriqueiros pela sequência de jogos da temporada, Abel Ferreira perdeu Ramires como um dos volantes do elenco, depois que o experiente jogador rescindiu com o clube.
Para o duelo decisivo de terça-feira, contra o Libertad, pelas quartas de final da Copa Libertadores, Danilo deve voltar entre os titulares, enquanto Emerson e Luan devem brigar pela vaga na zaga, podendo variar taticamente para a função de volante em caso de necessidade.