Palmeiras consegue absolvição de Felipe Melo em primeira instância no STJD

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O volante Felipe Melo, do Palmeiras, foi absolvido pela Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta segunda-feira. Ele foi julgado por uma chave de braço no atleta Léo Matos, do Vasco, em duelo realizado no início de novembro, pela 20ª rodada do Brasileirão. A decisão ainda cabe recurso.
O meio-campista do Verdão foi denunciado com base em prova de vídeo. O camisa 30 foi enquadrado por praticar agressão física, artigo 254-A do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Caso fosse considerado culpado, o palmeirense poderia pegar de quatro a 12 jogos de suspensão.
(Foto: Reprodução/TV)
O auditor Miguel Cançado, relator do processo, explicou seu voto por não receber a denúncia argumentando que não viu “gravidade nesse lance a ponto de aplicar a excepcionalidade do artigo 58-B”. O artigo em questão prevê que “as decisões disciplinares tomadas pela equipe de arbitragem (…) são definitivas, não sendo passíveis de modificação pelos órgãos judicantes da Justiça Desportiva”.
“Com todas as vênias não consegui ver a gravidade nesse lance a ponto de aplicar a excepcionalidade do artigo 58-B. Não vejo dois elementos específicos do artigo 58-B: não vejo a gravidade e não vejo notório equívoco da arbitragem. Fico com a decisão da arbitragem e voto para não conhecer da denúncia entendendo que não há exceção do 58-B”, justificou o relator.
A maioria dos auditores votou da mesma forma. Um dos auditores votou por aplicar um jogo de suspensão ao volante palmeirense, e outro recebeu a denúncia, mas absolveu o jogador dizendo que o lance “pode ter sido imprudente, mas não contundente o suficiente para uma condenação”.
Na mesma partida, Felipe Melo sofreu uma grave lesão no tornozelo esquerdo e passou, após alguns dias, por cirurgia no local. O prazo de recuperação do atleta está estimado entre três e quatro meses.