Santos vive mesma situação na Libertadores pela quarta vez e tem bom retrospecto

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Santos tenta chegar às semifinais da Libertadores pela nona vez em sua história. Para isso, o Peixe terá que vencer o Grêmio nesta quarta-feira ou empatar por dois ou mais gols de diferença, seguindo o empate por 1 a 1 em Porto Alegre. É a quarta vez que o clube enfrenta a mesma situação nas quartas de final do torneio.
Em 2003, 2007 e 2017, o Santos empatou o jogo de ida das quartas fora de casa e decidiu a vaga na Vila Belmiro buscando uma vitória. Das três vezes, o Peixe conseguiu a classificação em duas e foi eliminado em outra.
Em 2003, ano em que a equipe foi vice-campeã do torneio, os santistas empataram por 2 a 2 com o Cruz Azul no México e venceram por 1 a 0 a volta na Vila Belmiro, com gol de Robinho.
Em 2007, o Santos empatou com o América no México por 0 a 0 na ida e venceu, de virada na Vila, por 2 a 1, com gols de Jonas e Rodrigo Souto. A equipe caiu nas semifinais para o Grêmio.
Já em 2017, o Peixe não conseguiu repetir o feito das edições anteriores e caiu para o Barcelona de Guayaquil após empate por 1 a 1 na Colômbia e derrota na Vila por 1 a 0. Os colombianos avançaram para também pegar o Grêmio e foram eliminados pelo time gaúcho, que faturou o título da edição.
No total, o Santos soma oito jogos como mandante nas quartas de final da Libertadores, sendo sete na Vila Belmiro e um no Pacaembu; com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas; sete gols pró e seis gols contra; quatro eliminações e quatro classificações. Em 1962, 1963, 1964 e 1965, anos em que o Peixe ficou entre os quatro melhores da competição, não existia quartas de final como no modelo de hoje.