Fiba garante craques da NBA nas Olimpíadas

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os melhores jogadores da NBA participarão dos Jogos de Tóquio, em 2021, embora a temporada da liga de basquete profissional dos Estados Unidos possa terminar poucos dias antes do início das Olimpíadas, disse, ontem, o secretário-geral da Federação Internacional de Basquete (Fiba), Andreas Zagklis.

A temporada regular da Associação Nacional de Basquete dos Estados Unidos (NBA) começa no dia 22 de dezembro e termina em 16 de maio, e será seguida pelos playoffs, disputados entre 22 de maio e 22 de julho.

Os Jogos de Tóquio, que foram adiados por um ano por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), começam no dia 23 de julho de 2021, e as preliminares de basquete dois dias mais tarde.

"Observando o encerramento tardio da bolha de Orlando [o final da temporada passada da NBA] e a temporada seguinte, pedimos um debate aprofundado com a NBA e a associação de jogadores da NBA", declarou Zagklis.

"Explicamos quais são as repercussões nos torneios classificatórios para a Olimpíada e nos Jogos Olímpicos", disse ele em uma mesa redonda virtual.

Segundo ele, os torneios classificatórios para a Olimpíada foram adiados em uma semana, para o final de junho, depois de conversas com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para acomodar a temporada tardia da NBA.

"Acho que teremos os melhores jogadores disponíveis nos Jogos Olímpicos, e a Fiba está satisfeita com isso", completou.

Desde que jogadores profissionais passaram a poder competir nas Olimpíadas, em Barcelona-1992, os EUA conquistaram seis de sete medalhas de ouro com equipes compostas principalmente por astros da NBA.