Início de Abel Ferreira no Palmeiras é superior ao de Jorge Jesus no Flamengo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O início de trabalho de Abel Ferreira no Palmeiras tem animado a torcida alviverde. Em pouco mais de um mês, o treinador levou a equipe às semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores e colocou o clube na cola dos líderes do Campeonato Brasileiro. Os feitos do português são ainda mais significativos se comparados com o começo do conterrâneo Jorge Jesus no Flamengo.
Desde que Abel assumiu o comando técnico, o Verdão disputou 13 partidas, sendo nove vitórias, três empates e apenas uma derrota, aproveitamento de 76.9%. Jesus, por sua vez, somou sete triunfos, quatro empates e duas derrotas em seus primeiros 13 jogos pelo Rubro-Negro carioca, aproveitamento de 64.1% dos pontos disputados.
O atual treinador do Palmeiras também leva vantagem no saldo de gols. Foram 29 gols marcados e sete sofridos pelo Alviverde desde que chegou, contra 27 feitos e 14 sofridos pelo Flamengo nos primeiros compromissos de Jorge Jesus.
Segundo o SofaScore, o time de Abel também é mais efetivo que o de Jesus. Levando em conta apenas os 13 primeiros duelos de ambos os técnicos por Palmeiras e Flamengo, o Alviverde precisa de 4,8 chutes para balançar as redes, enquanto o clube carioca marcava a cada 5,1 finalizações.
Defensivamente, o Verdão também precisa de mais arremates para ser vazado. Em média, a equipe paulista concede um gol a cada 16 chutes, sendo que o Rubro-Negro precisava buscar a bola na rede uma vez a cada 7,4 finalizações.
A única estatística em que o Flamengo de Jorge Jesus leva a melhor é no número de chances criadas. Após 13 partidas, foram 39 grandes oportunidades geradas contra 36 do Palmeiras. Por outro lado, o Alviverde concedeu apenas 12 chances, enquanto os cariocas cederam 16.
Contratado em junho de 2019, Jesus estreiou como técnico do Flamengo após quase três semanas de treinamentos, na segunda semana de julho. Abel Ferreira, no entanto, desembarcou no Brasil no dia 2 de novembro, três dias antes de estar na beira do gramado contra o Red Bull Bragantino.
Enquanto Abel conseguiu bons resultados no futebol brasileiro quase que imediatamente, Jesus passou por certas dificuldades. Depois de apenas três confrontos, o antigo comandante do Flamengo já havia passado por uma eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil. Com o tempo, o treinador português se firmou no clube, faturando o Brasileirão e a Libertadores em sua primeira temporada. Antes de ir para o Benfica, o técnico ainda garantiu o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana.