Perto do Santos, Ariel Holan possui aproveitamento positivo contra times brasileiros

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O argentino Ariel Holan está perto de ser anunciado como novo técnico do Santos. Recém-saído da Universidad Católica, do Chile, o comandante tem acerto verbal com o Peixe e aguarda por ajustes finais para um contrato de três anos, conforme foi antecipado pela Gazeta Esportiva. Contra clubes brasileiros, o treinador possui aproveitamento positivo.
Sob o comando de Independiente, da Argentina, e Universidad Católica, Holan enfrentou equipes brasileiras em 12 oportunidades. Ao todo, foram cinco vitórias, quatro empates e três derrotas, além de 13 gols marcados e 11 sofridos, aproveitamento de 52,7% dos pontos disputados.
Curiosamente, o primeiro encontro com um time do país tupiniquim rendeu ao técnico seu primeiro título. Na final da Copa Sul-Americana de 2017, o Independiente venceu o Flamengo por 2 a 1 no duelo de ida, na Argentina, e arrancou um empate em 1 a 1 no Maracanã para sagrar-se campeão.
No ano seguinte, foram mais seis embates contra brasileiros. Os dois primeiros, contra o Grêmio pela Recopa Sul-Americana, terminaram empatados em 1 a 1 e 0 a 0. Nos pênaltis, o Tricolor gaúcho ficou com o título. Já pela fase de grupos da Libertadores, o Independiente de Holan perdeu para o Corinthians por 1 a 0 em Avellaneda, mas triunfou por 2 a 1 em São Paulo.
Nas oitavas de final do principal torneio sul-americano, Holan encontrou o Santos. Na ocasião, o Peixe foi eliminado em função da punição pela escalação irregular de Carlos Sánchez. A polêmica decisão da Conmebol deu 3 a 0 para o Independiente no jogo de ida (seria 0 a 0). Na volta, um novo empate sem gols no Pacaembu classificou os argentinos.
Em 2020, foram mais quatro duelos pela Libertadores. Dessa vez pela Universidad Católica, Holan viu Internacional e Grêmio triunfarem em Porto Alegre por 3 a 0 e 2 a 0, respectivamente. No Chile, o Tricolor perdeu por 2 a 0, enquanto o Colorado foi derrotado por 2 a 1. Todas as partidas foram pela fase de grupos.
Apesar de estar apalavrado com o Santos, Ariel Holan não deve ser anunciado até o clube garantir presença na Pré-Libertadores. A ideia é dar tranquilidade a Cuca nessa reta final de Campeonato Brasileiro. Atualmente, o Peixe é o oitavo colocado com 53 pontos.
Confira todas as vezes que uma equipe comandada por Ariel Holan enfrentou um clube brasileiro:
Independiente 2 x 1 Flamengo – Sul-Americana 2017
Flamengo 1 x 1 Independiente – Sul-Americana 2017
Independiente 1 x 1 Grêmio – Recopa Sul-Americana 2018
Grêmio 0 x 0 Independiente – Recopa Sul-Americana 2018
Independiente 0 x 1 Corinthians – Libertadores 2018
Corinthians 1 x 2 Independiente – Libertadores 2018
Independiente 3 x 0 Santos* – Libertadores 2018
Santos 0 x 0 Independiente – Libertadores 2018
Internacional 3 x 0 Universidad Católica – Libertadores 2020
Universidad Católica 2 x 0 Grêmio – Libertadores 2020
Grêmio 2 x 0 Universidad Católica – Libertadores 2020
Universidad Católica 2 x 1 Internacional – Libertadores 2020