Com Júlio Baptista, embaixadores do Campeonato Espanhol revelam seus jogadores favoritos quando crianças

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A La Liga, entidade que administra o Campeonato Espanhol, divulgou um vídeo em que grandes nomes da história da competição e hoje embaixadores do torneio revelam seus ídolos quando crianças. A iniciativa contou com participação de ex-jogadores como Luis Garcia, Fredi Kanouté, Fernando Hierro, Julio Baptista, Fernando Morientes, Steve McManaman, Christian Karembeu, Gaizka Mendieta e Fernando Redondo.
O primeiro a falar foi o espanhol Luis Garcia, que escolheu uma lenda dinamarquesa, mas citando um grande jogador brasileiro: “Quando eu era criança, admirava Michael Laudrup. Foi um jogador do Barcelona, ??um jogador especial e com muita qualidade. Ele foi um parceiro fantástico para o Romário”. Seu compatriota Fernando Morientes, seguiu a mesma linha: “Michael Laudrup. Ele era simplesmente incrível”, disse o ex-atacante do Real Madrid.
Outro brasileiro citado foi Raí, que assim como seu irmão Sócrates fez história com a seleção brasileira: “Quando criança meu jogador favorito era o Raí, ele jogou no São Paulo e depois no PSG. Ele atuou pelo Brasil por muitos anos e foi minha inspiração”, disse Julio Baptista, que começou sua carreira profissional no Tricolor paulista, e depois foi brilhar por Sevilla, Real Madrid e Málaga na Espanha.
O franco-malinês Fredi Kanouté, por sua vez, falou sobre uma lenda do futebol africano: “Aquele que vi com meus próprios olhos foi George Weah. Weah era um fantástico jogador africano. Ele ainda foi o primeiro africano a ganhar o prêmio da Bola de Ouro”, disse o ídolo do Sevilla. Outro embaixador a escolher um jogador diferente dos demais foi o inglês Steve McManaman: “Era torcedor do Everton quando mais jovem, por isso poderia falar do Duncan McKenzie, que jogava pelo clube. Em seguida, poderia escolher o artilheiro Bob Latchford, que foi o “9” ideal para o Everton. Então, pode ser qualquer um desses jogadores”, afirmou o ex-Real Madrid.
O espanhol Gaizka Mendieta também citou mais de um atleta, mas optou pelo compatriota que fez história no Athletic Bilbao: “Lembro-me de Schuster, Michel, Butragueño, muitos jogadores. Mas eu diria que Dani do Athletic Bilbao foi quem eu realmente gostei”, concluiu o ex-meia do Valencia.
Por fim, duas lendas do futebol espanhol falaram sobre Maradona, comentando sobre outro grande jogador. Primeiro, foi a vez do francês Christian Karembeu, ex-Real Madrid: “Minha mente foi logo para Jorge Burruchaga. Ok, todo mundo adorava Maradona, mas seu ‘assistente’ em campo, se posso dizer assim, era Jorge Burruchaga”. Depois, o argentino Fernando Redondo: “Meu jogador favorito quando eu era criança era, claro, Maradona. E Emilio Butragueño, que estava começando”.