Tricampeão da Fórmula 1, Ayrton Senna completaria 61 anos neste domingo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Ayrton Senna completaria 61 anos de idade neste dia 21 de março
Neste domingo, dia 21 de março, um dos grandes ídolos da história do esporte brasileiro estaria fazendo aniversário. O paulistano Ayrton Senna da Silva, tricampeão mundial de Fórmula 1 e um dos maiores nomes da categoria, completaria 61 anos de idade nesta data.
O piloto começou sua vitoriosa carreira no automobilismo em competições de kart. A primeira prova oficial de Ayrton na categoria foi em julho de 1973, quando ele tinha 13 anos, no Kartódromo de Interlagos, que hoje leva o nome de Kartódromo Ayrton Senna. A primeira vitória veio na mesma corrida.
A trajetória em “carros fórmula” se iniciou em 1981, quando ele venceu a Fórmula Ford 1600 e, posteriormente, a Fórmula Ford 2000. Em 1983, Senna conquistou a Fórmula 3, com um recorde de nove vitórias consecutivas, e trilhou de vez seu caminho para entrar na F1.
Em sua primeira temporada, pela Toleman, o “Rei da Chuva” pontuou em cinco corridas e terminou o ano na nona colocação da classificação geral dos pilotos, com treze pontos conquistados. Era o cartão de visitas do piloto que viria a vencer três títulos nos anos seguintes.
O primeiro troféu veio em 1988, pela Mclaren. O brasileiro voltou a vencer em 1990, depois de perder o título do ano anterior para o rival francês Alain Prost em decisão polêmica. Na temporada seguinte, levantou mais uma taça e tornou-se o mais jovem piloto a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1 até então.
Senna faleceu no dia 1º de maio de 1994, após sofrer um acidente na curva Tamburello, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália, enquanto corria pela Williams. Durante toda a carreira, Ayrton disputou 161 grandes prêmios na Fórmula 1, registrando 41 vitórias, 80 pódios e 65 pole positions.