Patinadora de Niterói é convocada para o Pan

Aos 16 anos, Luiza D'Angelo é um dos novos talentos do esporte em Niterói - Foto: Divulgação / Renata Xavier

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) confirmou ontem a convocação da patinadora niteroiense Luiza D'Angelo para a disputa do Campeonato Panamericano da modalidade, que será disputado entre os dias 12 e 17 de abril, em Guayaquil, no Equador.

A jovem, de 16 anos, disputará pela categoria livre individual feminino senior. Os oito primeiros países classificados participarão da primeira edição dos Jogos Panamericanos da Juventude, que serão realizados entre os dias 9 e 19 de setembro deste ano, em Cali, na Colômbia.

"Fiquei muito feliz com essa convocação, pois representar minha cidade e meu país num Panamericano é muito gratificante. Sei que o nível da competição será elevado, por isso estamos treinando pesado. Cheguei a ouvir que não tinha talento, e isso me fez treinar muito mais e a superar todos os desafios", desabafou Luiza, que ao lado de seus familiares deu um "grito de comemoração pela convocação, guardado a pelo menos duas semanas", quando foi cogitada a possibilidade da jovem integrar a Seleção Brasileira.

Mesmo durante a pandemia, a atleta não deixou de lado a sua paixão pelo esporte, e seguindo todos os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias, manteve sua rotina de treinos. Luiza D'Angelo treina quatro horas por dia, seis dias por semana na quadra do Clube AABB, em São Francisco, onde acontecem suas aulas pela Star Patinação, escola referência na cidade, e que hoje é uma das principais equipes de patinação do país.

"A Luiza é uma daquelas atletas que nasceu com o dom nato para a modalidade, ela nasceu para isso. Tem um potencial incrível, é aplicada, talentosa, além de ter muita técnica", afirma sua treinadora, Karen Fritsch.

Entre outros títulos de Luiza estão uma medalha de ouro na categoria Internacional Livre Infantil, no Campeonato Brasileiro de Patinação Artística, o que lhe garantiu, em 2017, uma vaga no Campeonato Sul-Americano da modalidade em Mar del Plata (Argentina). Nesta competição internacional, a atleta conquistou uma medalha de prata.