Após mudança polêmica, Fla e Vasco duelam no Maracanã

Bruno Henrique, apontado como 'rei dos clássicos', espera marcar mais uma vez pelo Flamengo. Do lado vascaíno, Germán Cano quer reviver a boa fase de 2020 - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Flamengo e Vasco encerram a nona rodada do Campeonato Carioca hoje, no Maracanã. A partida programada para às 19 horas promete ser bastante disputada, como normalmente são os clássicos entre os rivais históricos.

Vários ingredientes estão a apimentar o confronto, a começar pela conquista do bicampeonato da Supercopa do Brasil pelo Rubro-Negro, no último domingo.

Além disso, a Federação do Rio (Ferj) atendeu a um pedido do Flamengo e moveu o jogo de quarta para hoje sem consultar o Vasco. Colocar água no chopp do rival seria, portanto, a melhor maneira de protestar para o Cruz-maltino.

Com o Fla na Série A e o Vasco na B, esta pode ser a única chance da equipe de São Januário em 2021 para encerrar o jejum de 17 partidas sem vencer o clássico. E tem mais. Em oitavo lugar na tabela, só a vitória manterá as chances do Vasco conseguir uma vaga nas semifinais do Estadual. Já uma derrota será o fim da linha com duas rodadas de antecipação.

Garantido nas semifinais, o Flamengo precisa apenas de um empate para recuperar a liderança do Carioca.

Enquanto o Flamengo só tem uma dúvida na zaga, o Vasco deve manter o time que venceu a partida contra o Tombense na semana passada, pela Copa do Brasil.

Para o zagueiro Ernando, a defesa vascaína terá que se destacar para o ataque buscar a vitória.

"Na minha visão, nossa equipe tem que ter um bom encaixe defensivo para que, individualmente, possamos sobressair. Sabemos que o Flamengo é uma equipe qualificada, não só Bruno Henrique e Gabigol, mas vários jogadores em que temos que estar atentos no ataque deles para nosso sistema defensivo poder sobressair", disse Ernando ao canal no Youtube "Atenção, Vascaínos".

Com Rodrigo Caio fora da estreia na Libertadores na próxima terça, Rogério Ceni pode testar Bruno Viana ao lado de Willian Arão. No mais, a equipe será a mesma que venceu o Palmeiras no domingo.

Fora por lesão, o atacante Pedro voltou aos gramados do Ninho do Urubu e segue processo de transição para a volta ao time do Flamengo. Já o volante Thiago Maia,
que se recupera de uma lesão mais grave no joelho, continua sua recuperação com os fisioterapeutas do clube rubro-negro.